Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520232531561

Palavras-chave:

Otimização de Localização, Sistemas de Informações Geográficas, Montes Claros-MG

Resumo

A urbanização acelerada das cidades brasileiras impôs desafios para organização do espaço urbano, a exemplo da composição de diretrizes para localização de escolas públicas. Sem critérios, sobretudo, de acessibilidade, tem-se como resultado longos trajetos residência-escola. Este trabalho objetiva propor uma localização otimizada para as escolas públicas municipais da cidade de Montes Claros - MG, utilizando a ferramenta facility location do TransCAD. Para tanto, cria-se uma matriz de distância entre 131.864 pontos (domicílios) que compõem a análise e é indicado quais dessas localizações apresentam capacidade de minimizar a distância de caminhada em relação aos demais domicílios restantes, com base na malha viária urbana. Previamente, analisa-se a acessibilidade dos moradores e delimitam-se regiões a partir de indicadores, função da distância de caminhada aluno-escola, utilizando a função Service Area do ArcGIS. Constata-se que há desequilíbrios espaciais na distribuição das escolas municipais em Montes Claros - MG, com destaque para a região noroeste que apresenta escassez de escolas de educação infantil. A distância de caminhada residência-escola para os moradores da maior parte da cidade é superior a 1.000 m. A proposta apresenta considerável melhoria na acessibilidade dos moradores. Diante disso, a pesquisa apresenta fundamentos que corroboram para a redução do trajeto aluno-escola.

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Marques do Nascimento, Universidade de Brasília

Doutorando em Engenharia Civil – UnB. Professor efetivo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG.

Narciso Ferreira dos Santos Neto, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor do Departamento de Administração - Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES. Professor do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas/ UNIMONTES,  do Mestrado Associado UFMG/UNIMONTES em Sociedade, Ambiente e Território e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social. Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia-IME.

Daniel Coelho de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Professor no Departamento de Ciências Sociais da UNIMONTES e Professor permanente do Mestrado Associado UFMG-UNIMONTES em Sociedade, Ambiente e Território e Desenvolvimento Social. - Unimontes.

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

Nascimento, R. M. do, Santos Neto, N. F. dos, & Coelho de Oliveira, D. (2023). Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 5(02), 531–561. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520232531561