Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG
DOI:
10.46551/rvg2675239520232531561Palavras-chave:
Otimização de Localização, Sistemas de Informações Geográficas, Montes Claros-MGResumo
A urbanização acelerada das cidades brasileiras impôs desafios para organização do espaço urbano, a exemplo da composição de diretrizes para localização de escolas públicas. Sem critérios, sobretudo, de acessibilidade, tem-se como resultado longos trajetos residência-escola. Este trabalho objetiva propor uma localização otimizada para as escolas públicas municipais da cidade de Montes Claros - MG, utilizando a ferramenta facility location do TransCAD. Para tanto, cria-se uma matriz de distância entre 131.864 pontos (domicílios) que compõem a análise e é indicado quais dessas localizações apresentam capacidade de minimizar a distância de caminhada em relação aos demais domicílios restantes, com base na malha viária urbana. Previamente, analisa-se a acessibilidade dos moradores e delimitam-se regiões a partir de indicadores, função da distância de caminhada aluno-escola, utilizando a função Service Area do ArcGIS. Constata-se que há desequilíbrios espaciais na distribuição das escolas municipais em Montes Claros - MG, com destaque para a região noroeste que apresenta escassez de escolas de educação infantil. A distância de caminhada residência-escola para os moradores da maior parte da cidade é superior a 1.000 m. A proposta apresenta considerável melhoria na acessibilidade dos moradores. Diante disso, a pesquisa apresenta fundamentos que corroboram para a redução do trajeto aluno-escola.
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