A climatologia escolar no ensino médio do município de Tefé-AM

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520232327348

Palavras-chave:

Geografia, Climatologia, Ensino, Metodologias

Resumo

A discussão sobre a Climatologia Geográfica como um dos objetos de conhecimento da Geografia escolar, abrange diversas abordagens que podem ser discutidas nas salas de aulas, bem como no âmbito educacional. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo analisar os conteúdos e as metodologias integradas a prática docente no ensino-aprendizagem de Climatologia no ensino médio em Tefé/AM. A construção metodológica partiu do aporte teórico fundamentado na Climatologia Geográfica e a realização da Revisão Sistemática nos bancos de dados científicos. Além disso, empregou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, com observação não participante das aulas do ensino médio nas escolas em Tefé e a realização de entrevistas com os docentes e discentes da rede estadual de ensino. Foram utilizadas as narrativas dos entrevistados, na compreensão das dificuldades no ensino-aprendizagem, formação, metodologias utilizadas e desafios na aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciaram as lacunas na formação dos docentes em relação aos temas em Climatologia para o ensino-aprendizagem da Geografia escolar, além da escassa adoção de metodologias eficazes para promoção da aprendizagem e a escassez de recursos didáticos para a construção de conhecimentos sobre os aspectos físicos e sociais do clima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandra Vieira Moreira, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Professora de Geografia.

Natacha Cíntia Regina Aleixo, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Geografia pela UNESP campus Presidente Prudente – Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas -UFAM.

Referências

ABREU, R. E. R. Climatologia Escolar: Percepção Climática dos Alunos Surdos do Ensino Médio da Escola Inclusiva em Relação ao Clima e Tempo Atmosférico. Anais do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias. Universidade Estadual de Campinas, 29 de junho a 4 de julho de 2019.

BEZZI, M. L.; GIORDANI, A. C. C.; SILUK, A. C. P.; HOELZEL, C. G. M.; DALMAZZO, A. K.; MUSSOI, E. M. Objetos de aprendizagem da área de Geografia: relatos da experiência de desenvolvimento do Capitão Tormenta e Paco em movimentos da terra, rede geográfica, fusos horários e estações do ano. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, 01-10, 2007.

COLLISCHONN, E. Superando a Educação Bancária na Formação de Professores de Geografia Através da Experimentação. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 205-228, jan./jun. 2007.

FIALHO, E. S. Práticas do ensino de climatologia através da observação sensível. Santa Cruz do Sul: Ágora, v. 13, n. 1, p. 105-123, jan./jul. 2007.

KATUTA, Â. M. O processo de estrangeirização no ensino da Geografia. IX Coloquio Internacional de Geocrítica. Los Problemas del mundo Actual. Soluciones y alternativas desde la Geografía y las Ciencias Sociales. Porto Alegre, v. 28, 2007.

KIMURA, S. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

MAIA, D. C; MAIA, NOGUEIRA, A.C. A utilização dos ditos populares e da observação do tempo para a Climatologia Escolar no Ensino Fundamental II. GeoTextos, vol. 6, n. 1, jul. 2010. D. Maia, A. Maia, p. 51-71.

MAIA, D. C. Mídia escrita e o ensino da Climatologia no ensino fundamental II. ACTA Geográfica, Boa Vista, Ed. Esp. Climatologia Geográfica, 2012. pp.137-148.

MAIA, D. C.; SILVA, S. L.; CHRISTOFOLETTI, L. H. “Como está o tempo hoje.” Uma experiência de ensino de climatologia escolar no ensino médio. Revista Geonorte, Manaus, Edição Especial 2, v.1, n.5, p. 1-8.2012.

MELO, H.L.S e SOUZA, J.C.R. Ensino e Aprendizagem de Geografia: Percepção Climática e a Importância do Recurso Didático no Ensino da Climatologia. Parintins- AM, 2013, p. 1 – 17.

MONTEIRO, C.A.F. Análise rítmica em climatologia: problemas da atualidade climática em São Paulo e achegas para um programa de trabalho. Universidade de São Paulo. Instituo de geografia. São Paulo, 1976.

OLIVEIRA, A. U. de (Org.). Para onde vai o ensino de Geografia? Crise da Geografia, da escola e da sociedade. São Paulo: Contexto, 2003.

PAULA, D.O. DE; STEINKE, E. T. Elaboração de material didático de climatologia em multimídia para o Ensino Fundamental. In: XII Encuentro de Geógrafos da America Latina. Anais... Montevidéu: Universidade de La República, 2009, p. 23-39.

SANT’ANNA NETO, J. L. A análise geográfica do clima: produção de conhecimento e considerações sobre o ensino. Geografia, v. 11, n. 2. Jul/Dez. 2002.

SANT´ANNA, J. L. Da Climatologia Geográfica à Geografia do Clima Gênese, Paradigmas e Aplicações do Clima Como Fenômeno Geográfico. Revista da ANPEGE. v. 4, 2008.

STEINKE, E. T. Prática pedagógica em climatologia no Ensino Fundamental: sensações e representações do cotidiano. ACTA Geográfica, Boa vista, Ed. Esp. Climatologia Geográfica, p. 77-86, 2012.

STEINKE, E. T. Ano 15, Edição Especial – XIII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica – Universidade de Brasília. UnB, JUN 2019.

SUERTEGARAY, D; NUNES, J. O. R. A natureza da Geografia Física. Revista Terra Livre, São Paulo, v. 1, n. 16, 2001.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Moreira, A. V., & Aleixo, N. C. R. (2023). A climatologia escolar no ensino médio do município de Tefé-AM . Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 5(02), 327–348. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520232327348

Edição

Seção

Dossiê - Amazônia: dinâmicas espaciais contemporâneas