A climatologia escolar no ensino médio do município de Tefé-AM
DOI:
10.46551/rvg2675239520232327348Palavras-chave:
Geografia, Climatologia, Ensino, MetodologiasResumo
A discussão sobre a Climatologia Geográfica como um dos objetos de conhecimento da Geografia escolar, abrange diversas abordagens que podem ser discutidas nas salas de aulas, bem como no âmbito educacional. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo analisar os conteúdos e as metodologias integradas a prática docente no ensino-aprendizagem de Climatologia no ensino médio em Tefé/AM. A construção metodológica partiu do aporte teórico fundamentado na Climatologia Geográfica e a realização da Revisão Sistemática nos bancos de dados científicos. Além disso, empregou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, com observação não participante das aulas do ensino médio nas escolas em Tefé e a realização de entrevistas com os docentes e discentes da rede estadual de ensino. Foram utilizadas as narrativas dos entrevistados, na compreensão das dificuldades no ensino-aprendizagem, formação, metodologias utilizadas e desafios na aprendizagem. Os resultados obtidos evidenciaram as lacunas na formação dos docentes em relação aos temas em Climatologia para o ensino-aprendizagem da Geografia escolar, além da escassa adoção de metodologias eficazes para promoção da aprendizagem e a escassez de recursos didáticos para a construção de conhecimentos sobre os aspectos físicos e sociais do clima.
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