Aprendendo Geografia brincando: jogos didáticos como aliados no ambiente escolar da rede estadual de Mato Grosso do Sul
DOI:
10.46551/rvg2675239520232562592Palavras-chave:
Jogos didáticos, Geografia Escolar, Criatividade, Ludicidade, Educação BásicaResumo
Os jogos didáticos ganharam relevância nos últimos anos, por meio de pesquisas acerca de seu uso em diversas disciplinas da Educação Básica, pois é a partir desses jogos que há um maior envolvimento dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, ao utilizar a criatividade e a ludicidade em seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo analisar o uso de jogos didáticos, mais especificamente, nos conteúdos de Geografia escolar do Ensino Fundamental II de três escolas públicas estaduais de Campo Grande-MS. Sobre as etapas da pesquisa metodológica, a primeira é composta por levantamento histórico e bibliográfico acerca da ludicidade no ensino, por meio de jogos didáticos. Na segunda etapa desenvolvemos a pesquisa documental e de campo, junto às escolas estaduais que estão situadas em três regiões urbanas, de acordo com a regionalização estabelecida pelos Sistema Municipal de Indicadores de Campo Grande (Sisgran), em que realizamos observações e coletamos informação disponíveis no site da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS). Já na terceira e última parte da pesquisa compartilhamos, com os docentes, dois jogos didáticos para serem utilizados em suas aulas com os estudantes.
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