A várzea Amazônica: Aspectos socioeconômicos da Comunidade São Francisco no município Careiro da Várzea – Amazonas
DOI:
10.46551/rvg2675239520241466481Palavras-chave:
Várzea, Cheia, Careiro da Várzea, Comunidade São FranciscoResumo
O objetivo deste estudo foi compreender a dinâmica espacial e socioeconômica da comunidade São Francisco, no município de Careiro da Várzea, no Amazonas. A comunidade está situada em uma área de terrenos baixos, às margens do rio Solimões, sendo uma planície de inundação ou várzea, integrada ao modo de vida das pessoas desta comunidade. Neste local, ocorrem diferentes estratégias adotadas para a adaptabilidade humana às intempéries ambientais, ou seja, à dinâmica de vazante e cheia dos rios. Utilizou-se o estudo de caso para a pesquisa em questão, permitindo assim o aprofundamento do conhecimento acerca do objeto de estudo. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram realizados levantamentos bibliográficos, aplicação de questionários e entrevistas aos moradores. Por meio da análise dos dados obtidos, verificou-se que a comunidade tem sua estrutura econômica voltada para o setor primário. Além disso, identificou-se que a comunidade local desenvolve atividades produtivas, como agricultura, pesca e criação de animais, em meio ao contexto da sazonalidade de enchente e vazante do rio, na área de várzea.
Downloads
Referências
AGUIAR, Ronaldo. Guia Amazonas: Ecologia, Exotismo e Biodiversidade. 1 ed. Manaus: Fundação Rede Amazônica, 2001.
FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto; Cultura Caboclo Ribeirinha: mitos, lendas e transculturalidade. São Paulo: Annablume, 2004.
FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto; PEREIRA, Henrique dos Santos; WITKOSKI, Antônio Carlos. Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. Manaus: EDUA, 2007.
LAZZARINI, Sérgio Giovannetti. Estudo de Caso: aplicabilidade e limitações do método para fins de pesquisa. Economia & Empresa, v 2, 4, São Paulo, out/dez, 1995.
MENDES, Gabrielle Sant’Anna. A dinâmica da paisagem e uso da terra: estudo de caso no distrito da Terra Nova, Careiro da Várzea-Am. Manaus, 2018, 97 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2018.
NASCIMENTO, Ana Cristina Lima. Resiliência e adaptabilidade dos sistemas socioecologicos ribeirinhos frente à eventos climáticos extremos na Amazônia Central. Dissertação de Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia., 2017, 139 p. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2017.
PACHÊCO, Josuéte Brandão; BRANDÃO, José Carlos M.; BRANDÃO, Carlos Adenyr P. A cidade nas várzeas da Amazônia: a (re)organização espacial de 1890 à década de 1990. Curitiba: CRV, 2018.
PEREIRA, H. P. A dinâmica socioambiental das Várzeas do rio Solimões-Amazonas. In: Comunidades ribeirinhas amazônicas – modos de vida e uso dos recursos naturais. Organizadores: FRAXE, T. J. P; PEREIRA, H.S.; WITKOSKI, A. C. Manaus: EDUA, 2007.
PERES, Lucas Garcia Magalhães. Análise temporal do uso e cobertura da terra na Bacia Hidrográfica do Lago Grande do Curuai, Pará. Dissertação de Mestrado. Brasília: UNB, 2016.
SILVA, Agatha Teixeira. Da lamparina à lâmpada: Estudo das transformações socioculturais e ambientais na comunidade são Francisco da Costa Terra Nova, Careiro da Várzea (AM). Dissertação de Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. 196 p. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2017.
SOUSA, Silas Garcia Aquino de; ROÇODA, Luís Carlos Castro; ARAÚJO, Maria Isabel de. Cidadania e sustentabilidade no Paraná Careiro da Várzea – Rio Amazonas. In: Anais do Seminário Internacional de Ciência do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Manaus, 2014.
STERNBERG, H.O’R. A Água e o Homem na Várzea do Careiro. 2 ed. Belém: MUSEU Paraense Emilio Goeldi, 1998.
YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ilma de Farias Raulino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.