Teoria e Prática: Reflexões sobre o Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Campo Grande

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520242655674

Palavras-chave:

Pedagogia, Geografia, Práticas Pedagógicas

Resumo

 

Neste artigo realizamos uma análise sobre a proposta curricular das disciplinas voltadas para o ensino de Geografia no projeto pedagógico do curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Campo Grande. O objetivo é identificar as principais características e diretrizes dessa área de ensino no curso mencionado. No texto, exploramos diversas perspectivas teórico-prático relacionadas ao ensino de Geografia, destacando autores como Milton Santos no contexto das mudanças sociais e transformações da sociedade, ampliando as reflexões sobre o ensino de Geografia.  Além disso, destacamos o ensino da cartografia e sua importância significativa da aprendizagem dos estudantes. Assim, temos como premissa enfatizar que o pedagogo precisa do conhecimento teórico para integrar a prática, a qual é determinante na aprendizagem dos estudantes. Tal reflexão proporciona analisarmos os conhecimentos que o profissional, por meio das disciplinas propostas voltadas para o ensino de Geografia, pode adquirir. Assim, constatamos que o delineamento curricular das disciplinas voltadas para o ensino de Geografia nos processos de formação de pedagogos pode não refletir necessariamente uma compreensão mais aprofundada, especialmente em relação às práticas pedagógicas, o que pode implicar na sociedade atual, e na sociedade que queremos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Vareuro da Costa Brites, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Graduação em Geografia e Mestrado Profissional em Educação – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Ana Paula Camilo Pereira, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Professora Assistente dos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Acadêmico) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Profissional), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande. Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). 

Referências

ARROYO, Maria Mônica. A trama de um pensamento complexo: espaço banal, lugar e cotidiano. In: CARLOS, Ana Fani (Org.). Ensaios de geografia contemporânea – Milton Santos: obra revisitada. SP: Hucitec, 1996. p.55-62.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf . Acesso em: 17 julho. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília: CNE, 2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1& pagina=8&totalArquivos=72.

BRASIL, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Núcleo de Tecnologia da Informação. O curso de Pedagogia. 2019. Disponível em: https://www.uems.br/cursos/graduacao/pedagogia-licenciatura-campo-grande.Acesso em: 19 julh. 2023.

BUITONI, Marisia Margarida Santiago. Geografia: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 22) BUITONI, MMS. (Org.). Coleção Explorando o Ensino - Geografia. 1ed.Brasília-DF: MEC/SEB, 2010

CALLAI, Helena Copetti. O estudo do município ou a geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, Antonio. et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRG/AGB-Seção Porto Alegre, 1999, p.75-80.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: Anais do Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais, I. Belo Horizonte: SeNa, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

KUENZER, Acácia. Zeneida; RODRIGUES, Marli Fátima Rodrigues. As Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia: uma expressão da epistemologia da prática. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 35-62, 2007. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/download/1474/1119>. Acesso em: 20 julh. 2023.

MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org.). Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, 2006, p. 75-100.

MARX, Karl. Prefácio à “contribuição à Crítica de Economia Política”. In: MARX, K. e ENGELS, F. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, s/d. p. 301.

MARX, Karl. O Manifesto do Partido comunista. São Paulo: Global, 1987.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. Temas básicos da educação e ensino. http://www.angelfire.com/ak2/jamalves/Abordagem.html. Acessado em 15 de julh de 2023.

NOVAES, Ínia Franco de. A geografia nas séries iniciais do ensino fundamental: desafios da e para a formação docente. 2006. 221 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 34. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras aproximações. 9. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2005.

SANTOS, Milton. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método, Boletim Paulista de geografia. nº 54, 1977.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2004.

SILVA, Fabiany Cássia Tavares. Estudos Comparados como método de pesquisa: a escrita de uma história curricular por documentos curriculares. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, p. 209-224, jan.-mar. 2016.

SOKOLOWSKI, Maria Teresa. História do Curso de Pedagogia no Brasil. Revista Comunicações, v. 20, p. 81-97, 2013

VERDUM, Priscila. de Lima. Prática Pedagógica: o que é? O que envolve?. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 91–105, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/14376. Acesso em: 03 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-07

Como Citar

Brites, J. V. da C., & Pereira, A. P. C. (2024). Teoria e Prática: Reflexões sobre o Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Campo Grande. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 6(02), 655–674. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520242655674