13ª Jornada Nacional da Juventude Sem-Terra: formação política da juventude do MST na região Sudeste do Brasil
DOI:
10.46551/rvg2675239520232710722Palavras-chave:
Formação Política, Juventude Sem-Terra, Reforma agrária, Crise ambientalResumo
O encontro de jovens realizado pelo Coletivo de Juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema-SP, como parte da 13ª Jornada Nacional da Juventude Sem-Terra, teve como objetivo central a discussão sobre a crise ambiental como parte da crise estrutural do capitalismo e o papel da juventude na luta contra a exploração e dominação dos territórios, bens comuns e soberania dos povos. Nesse espaço de formação, jovens sem-terra e convidados/as de diferentes regiões do Brasil foram capacitados para fortalecer os processos organizativos da juventude nas áreas de assentamentos e acampamentos do MST. Além disso, foi enfatizada a importância da atuação no processo de continuidade dos projetos, trabalhos de base e estruturação de comitês populares para impulsionar as lutas do MST pela Reforma Agrária e em defesa do meio ambiente. O encontro representou uma oportunidade valiosa para a inserção dos jovens sem-terra na formação política, visando seu empoderamento e o fortalecimento dos movimentos sociais. Ao debater questões essenciais como a crise ambiental e a soberania dos povos, os participantes foram estimulados a se engajar ativamente na transformação da realidade, buscando justiça social, igualdade e sustentabilidade.
Downloads
Referências
ALCÂNTARA, F. Jornada da Juventude Sem Terra 2022 traz defesa da Terra e da soberania popular, MST, 2022. Disponível em: https://mst.org.br/2022/06/01/jornada-da-juventude-sem-terra-2022-traz-defesa-da-terra-e-da-soberania-popular/. Acesso em: 24 jun. 2023.
ALENTEJANO, P. A Hegemonia do agronegócio e a reconfiguração da luta pela terra e reforma agrária no Brasil. Caderno Prudentino De Geografia, 4(42), 251–285. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7763. Acesso em: 24 jun. 2023.
ENFF. A política de formação de quadros – volume 1. Guararema, SP: ENFF, 2007.
FERREIRA, G. H. C. No Chão e na Educação: O MST e suas reformas. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
MST. Como a juventude do MST está respondendo à crise climática. MST, 07 de Dez. 2022. Disponível em: https://mst.org.br/2022/12/07/como-a-juventude-do-mst-esta-respondendo-a-crise-climatica/. Acesso em: 1º jul. 2023.
MST. Juventude do MST da região Sudeste participa de Escola de Formação para debater tarefas e desafios. MST, 06 de Jun. 2022. Disponível em: https://mst.org.br/2022/06/06/juventude-do-mst-da-regiao-sudeste-participa-de-escola-de-formacao-para-debater-tarefas-e-desafios/. Acesso em: 1º jul. 2023.
SANTANA, C. F. R. O papel da juventude Sem Terra na luta ambiental: as ações da 13° Jornada Nacional da Juventude Sem Terra. Disponível em: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3876. Acesso em: 22 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniel Figueiredo Castilho, Wesley Martins de Almeida, Deyvison Lopes Siqueira, Gustavo Henrique Cepolini-Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.