Ensino de Geografia e a questão agrária brasileira: uma aproximação a partir da música regional
DOI:
10.46551/rvg26752395220241415439Palavras-chave:
Educação Básica, Planejamento do Professor, Geografia AgráriaResumo
O artigo analisou cinco canções da música regional brasileira que abordam a Questão agrária, destacando seu potencial para o ensino de geografia. Esse gênero musical possui um forte conteúdo regional, expressando a dinâmica de transformação de modos de vida e coletividades rurais presentes no campo brasileiro. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo como instrumento, com o objetivo de compreender os significados mais profundos presentes nas canções escolhidas. Esses conteúdos selecionados podem entrar no planejamento docente como subsídio a sua prática em sala de aula. Foram selecionadas cinco canções da música regional brasileira que tinham como temática a Questão agrária, sem consideração alguma com os aspectos técnicos de cada canção. A partir da análise das letras desdobramos os temas da Questão Agrária conforme eles eram abordados no contexto de cada região. O uso da música regional no ensino de geografia proporciona uma maior compreensão da Questão agrária, uma vez que permite observar essa problemática no contexto das especificidades de cada região, permitindo aos educandos uma visão mais próxima da realidade agrária nacional.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_ versao final_site.pdf.
CALLAI, Helena Copetti. Geografia e sua didática: teorias e práticas no Ensino Fundamental. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998, 192 p.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Concepções Teórico-metodológicas e docência da Geografia no mundo contemporâneo. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012. Cap. 6. p. 129-54.
COPATTI, C.; BARCELOS; C. R. H. A música no ensino de Geografia: potes para compreender as regionalizados a partir do lugar. Revista Geografar, Curitiba, v. 16, n. 2, p. 470-485, jul. a dez./2021
LACOSTE, Yves. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1993, 263 p.
MONTEIRO, Juliana Amorim; TEMOTEO, Paulo Antônio de Oliveira; NASCIMENTO JUNIOR, Antônio Fernandes. Quando a Arte conta a História: Um olhar crítico sobre a destruição da Floresta Tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”. Fórum Ambiental da Alta Paulista. V. 16, N.6. 2020. Disponível em:www.amigosdanatureza.or.br. Acesso em 29 de junho de 2023.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999Parte superior do formulário.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (Org.). Para onde vai o ensino de Geografia?.São Paulo: Contexto, 1988, 144 p.
PALMERIA, M. (1989). Modernização, Estado e questão agrária. Estudos Avançados, 3(7), 87-108. https://doi.org/10.1590/S0103-40141989000300006
PRADO JR, Caio. A questão agrária no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987, 188 p.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
SANTOS, Jackson Lima. Música na geografia escolar: reflexões e possibilidades. Anais do XVIII Encontro de Geógrafos da América Latina, Lima, 2015. Disponível em: http://www.egal2015.anpet.org.br/resources/anais/2/1431544004_ARQUIVO_Santos_Musicanageografia.pdf. Acesso em: 15 de junho de 2023.
SHANIN, Teodor. A definição de camponês: conceituações e desconceituações – o velho e o novo em uma discussão marxista. Revista Nera, ano 8, n.7, jul./dez. 2005
SILVA, Marília Gouveia da; LIMA, Andréa de Paula; MARÇAL, Alexandre de Paula. A música como recurso didático no ensino de Geografia: uma abordagem no Ensino Médio. Anais do XI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, Goiânia, 2018. Disponível em: http://www.sbga.org.br/simposios/2018/artigos/SBGA2018_M18_0960_final.pdf. Acesso em: 15 de junho de 2023.
STÉDILE, João Pedro. Questão Agrária. In: CALDART, Roseli Salete (Org.) et al. Dicionário da Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012, p. 639-644
WANDERLEY, M. de N. B. A questão agrária, uma questão para a sociedade brasileira. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 39(1), 15–30. https://doi.org/10.37370/raizes.2019.v39.78
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Antônio Guilherme Junior Guilherme Junior, Mateus Monteiro Lobato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.