O CONCEITO DE DESERTIFICAÇÃO: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA, CRÍTICAS E POTENCIALIDADES
DOI:
10.46551/rvg26752395201926780Resumo
A desertificação é um dos problemas ambientais que refletem como a sociedade age de modo predatório e insustentável sobre a natureza, alterando os aspectos naturais, sociais e econômicos da paisagem, mostrando como são necessárias ações que contribuam para melhor planejamento e gestão dos recursos naturais. O presente trabalho tem o objetivo de realizar uma análise sobre o conceito de desertificação, mostrando o contexto de sua formulação, críticas e potencialidades perante a temática ambiental. A metodologia é composta por uma análise dos principais marcos históricos da desertificação, que fazem este problema ambiental tão distinto no globo. Pode-se concluir que conceito de desertificação contribui para análise ambiental por mostrar a localização do desenvolvimento deste problema e seus causadores, possibilitando ações de prevenção, retroação e recuperação de áreas degradadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lucas Lopes Barreto, Ana Rosa Viana Cezário, Vládia Pinto Vidal de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.