Educação Inclusiva: Análise do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520242240255

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Currículo, Geografia, Unimontes

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros, com foco na Educação Inclusiva. Para isso, utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica sobre temas relacionados à Educação Inclusiva e à Formação de Professores, além da análise do PPC do curso de Geografia da Unimontes. Observou-se que apenas uma disciplina aborda explicitamente a Educação Inclusiva, que é Libras. Portanto, é evidente que o PPC precisa ser revisado, com ênfase na inclusão de mais disciplinas ou tópicos específicos que abordem de maneira objetiva e crítica a Educação Inclusiva. Isso é essencial para formar professores comprometidos com uma responsabilidade socioeducacional, respeitando os direitos humanos e promovendo a inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Gabriel Valério de Souza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Geografia pela Unimontes. Mestranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unimontes.

Dulce Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia na linha de pesquisa Ensino, Métodos e Técnicas em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia(2012), graduada em Geografia , Graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Especialização em Geografia Regional do Brasil e de Minas Gerais (1997) e Mestrado em Desenvolvimento Social (2007), pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor e Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar. Especialista em Fundamentos e Organização Curricular. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia. MBA em Gestão Pública. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN).

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

Santos, G. V. de S., Rocha, V. T. R., dos Santos, D. P., & Alves, R. de C. (2024). Educação Inclusiva: Análise do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 6(02), 240–255. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520242240255

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