Processos erosivos e interfaces com o Ensino de Geografia: enfoques conceituais e percursos didáticos

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520242499520

Palavras-chave:

Erosão, Paisagem, Geografia Escolar, Itinerários

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem conceitual sobre os processos erosivos e analisa suas representações nos livros didáticos de Geografia. O trabalho, ainda destaca itinerários didáticos que possibilitam a construção do conhecimento no âmbito das feições erosivas. Para isso, utilizou-se uma metodologia qualitativa, de natureza bibliográfica, análise de livros didáticos, empregando-se uma avaliação a partir de três aspectos: a) conceituações, clareza e atualização; b) raciocínio geográfico e pensamento espacial; e c) elementos ilustrativos. Em seguida, a construção do artigo envolveu a utilização de imagens para caracterizar as tipologias erosivas na perspectiva estética-visual. Os resultados do trabalho sinalizam contribuições conceituais plasmadas em diferentes autores, que indicam os fatores condicionantes da origem e da intensificação dos processos erosivos, analisados, sob uma proposição sistêmica. Identificou-se que os conteúdos relacionados à erosão dos solos presentes na Geografia Escolar revelam uma proposta de conexão entre os elementos da paisagem e indica uma abordagem holística da paisagem (forma, interação e transformação). A utilização de imagens, que representam os tipos de erosão dos solos, possibilita abordar essas temáticas por meio do raciocínio geográfico, ampliando assim, o diálogo sobre as dinâmicas e interações ocorridas na paisagem, estabelecendo importantes abordagens que enaltecem as temáticas ambientais no ensino de Geografia.

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Biografia do Autor

Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Geografia pela UFRGS. Professor da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

Silva, I. A. de S. (2024). Processos erosivos e interfaces com o Ensino de Geografia: enfoques conceituais e percursos didáticos. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 6(02), 499–520. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520242499520