A prática de campo como ferramenta potencializadora na Formação Docente em Geografia: uma análise a partir da Geografia Agrária em Paragominas, PA
DOI:
10.46551/rvg2675239520242695707Palavras-chave:
Geografia, Aula de Campo, Desenvolvimento docenteResumo
A presente pesquisa objetivou demonstrar a importância da aula de campo na construção da identidade docente na Formação Inicial em Geografia na Amazônia paraense. A imersão em busca de novos conhecimentos ocorreu na cidade de Paragominas, no sudeste do Pará. A partir das experiências vivenciadas durante a aula prática de campo, foram realizadas coletas de dados a partir de questionário e socialização em grupo que permitiram destaca o impacto desse aprendizado na formação docente em Geografia. Por meio da prática de campo, os acadêmicos puderam compreender as dinâmicas de apropriação do espaço amazônico, em especial no que se refere ao cultivo da soja. A análise dos dados, ancorados à literatura especializada, permitem afirmar que a prática de aulas de campo é uma ferramenta de inquestionável importância, potencializadora dos conhecimentos necessários para o exercício da docência dos professores formandos em Geografia do Instituto Federal do Pará IFPA/Campus Bragança, ao passo em que assumem grandes contribuições para os estudos sobre as Amazônias.
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