This is an outdated version published on 2020-06-26. Read the most recent version.

MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA

Authors

DOI:

10.46551/rvg2675239520201124131

Keywords:

Educação Ambiental, Aula Prática, Ensino-aprendizagem

Abstract

O ensino da biologia costuma ser regular de forma linear e em sala de aula, dificilmente existe a relação de ensino-aprendizagem fora da sala, em um espaço aberto onde a comunicação interpessoal se torna fluida e proveitosa, visando isso, as aulas práticas demonstrativas expositivas são uma excelente forma de trabalhar com diversos conteúdos, como é o caso da educação ambiental aplicada ao bioma da região, botânica onde o conteúdo constantemente é malvisto pela dificuldade de assimilação  e a relação dos solos  que faz o fechamento da absorção de água do ecossistema. O trabalho de campo auxilia na fixação das questões trabalhadas em sala de aula, estabelecendo uma relação de ensino-aprendizagem favorável ao aluno, que desfruta das atividades de uma forma mais dinâmica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Henrique Fonseca Veoso, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduando em Ciências Biológicas - Unimontes

Júlia Maria Viana Santana, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Ciências Biológicas

Flávia Núbia Oliveira Miranda D’angelis , Universidade Estadual de Montes Claros

Professora supervisora do PIBID

Guilherme Araújo Lacerda, Universidade Estadual de Montes Claros

Coordenador do PIBID

Ana Paula Venuto Moura , Universidade estadual de Montes Claros.

Coordenadora do PIBID

References

BRASIL, Comissão de Políticas de Desenvolvimento. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999: Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, v. 28, 1999. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm > Acesso em: 8 mai. 2020.

DE MOURA CARVALHO, Isabel Cristina. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Ed. Cortez, 2017.

KLINK, Carlos A.; MACHADO, Ricardo B. A conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 147-155, 2005.

MARACAHIPES, Leandro et al. Estrutura e composição florística da vegetação lenhosa em cerrado rupestre na transição Cerrado-Floresta Amazônica, Mato Grosso, Brasil. Biota Neotropica, v. 11, n. 1, p. 133-141, 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-06032011000100013&script=sci_arttext> Acesso em: 5 mai. 2020.

MOREIRA, Adriana Aparecida et al. Análise do Comportamento Espectral de Fitofisionomias no Parque Estadual Lapa Grande por meio de dados MODIS. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 6, n. 6, p. 0, 2013. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Fernando_Hiago_Souza_Fernandes/publication/272906322_Analysis_of_the_Spectral_Behavior_of_Physiognomies_in_Parque_Estadual_da_Lapa_Grande_by_means_of_MODIS_data/links/55f7047108aec948c46465a2/Analysis-of-the-Spectral-Behavior-of-Physiognomies-in-Parque-Estadual-da-Lapa-Grande-by-means-of-MODIS-data.pdf Acesso em: 3 mai. 2020.

NASCIMENTO-SILVA, Osmar; DE PAIVA, José Geraldo Antunes. Estudos Morfológicos e anatômicos em folhas adultas de Spondias tuberosa Arruda ( Anacardiaceae Lindley). Boletín latino-americano y del caribe de plantas medicinales y aromáticas, v. 6, n. 2, p. 36-43, 2007. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/856/85660206.pdf > Acesso em: 5 mai. 2020.

SCARIOT, Aldicir; SOUSA-SILVA, José Carlos; FELFILI, Jeanine Maria. Cerrado: ecologia, biodiversidade e conservação. Ministério do Meio Ambiente, 2005. Disponível em: < https://jbb.ibict.br/handle/1/361 > Acesso em: 4 mai. 2020.

Published

2020-06-26

Versions

How to Cite

Fonseca Veoso, P. H., Viana Santana, J. M. ., Oliveira Miranda D’angelis , F. N. ., Araújo Lacerda, G. ., & Venuto Moura , A. P. . (2020). MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 2(01), 124–131. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520201124131

Issue

Section

Relatos de Projetos e Experiências