CURRICULUM CHANGES AND THE UNDERSTANDINGS OF TEACHERS OF CATARINENSE WEST
DOI:
10.46551/rvg2675239520222165187Keywords:
Educational policies; Curriculum redefinition; Teaching autonomy.Abstract
A partir das mudanças curriculares que vêm sendo implementadas no país, oriundas das redefinições das políticas educacionais, vive-se um processo que leva os professores a construírem distintas interpretações sobre o planejamento e o currículo escolar. Tomando a formação continuada de professores no oeste catarinense como referência, o objetivo é debater significações dos professores frente às novas políticas que reverberam na redefinição do currículo escolar. A questão investigada é: de que modo os professores do oeste catarinense têm compreendido sua participação nas redefinições curriculares? O ensaio tem um caráter crítico-reflexivo considerando a perspectiva participativa como basilar para o debate que se constrói na relação com a pesquisa empírica, realizada com um grupo de professores pedagogos que atuam em distintos municípios que compõem a região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). A análise dos dados é realizada por meio da pesquisa indiciária, tendo como principais resultados a percepção dos professores de que a redefinição curricular possibilita repensar sua atuação, construir autonomia, estabelecer diálogos, repensar planejamentos. No entanto, apesar da participação na elaboração do Referencial Curricular Regional, cabe ainda fortalecer a compreensão e a utilização efetiva do documento, bem como, sua articulação com aspectos direcionados pela BNCC.
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