CURRICULUM CHANGES AND THE UNDERSTANDINGS OF TEACHERS OF CATARINENSE WEST

Authors

DOI:

10.46551/rvg2675239520222165187

Keywords:

Educational policies; Curriculum redefinition; Teaching autonomy.

Abstract

A partir das mudanças curriculares que vêm sendo implementadas no país, oriundas das redefinições das políticas educacionais, vive-se um processo que leva os professores a construírem distintas interpretações sobre o planejamento e o currículo escolar. Tomando a formação continuada de professores no oeste catarinense como referência, o objetivo é debater significações dos professores frente às novas políticas que reverberam na redefinição do currículo escolar. A questão investigada é: de que modo os professores do oeste catarinense têm compreendido sua participação nas redefinições curriculares? O ensaio tem um caráter crítico-reflexivo considerando a perspectiva participativa como basilar para o debate que se constrói na relação com a pesquisa empírica, realizada com um grupo de professores pedagogos que atuam em distintos municípios que compõem a região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). A análise dos dados é realizada por meio da pesquisa indiciária, tendo como principais resultados a percepção dos professores de que a redefinição curricular possibilita repensar sua atuação, construir autonomia, estabelecer diálogos, repensar planejamentos. No entanto, apesar da participação na elaboração do Referencial Curricular Regional, cabe ainda fortalecer a compreensão e a utilização efetiva do documento, bem como, sua articulação com aspectos direcionados pela BNCC.

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Author Biographies

Carina Copatti, Universidade Federal do Espiríto Santo

Professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019). Pós-doutora em Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Chapecó. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014).

Adriana Maria Andreis, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia e PPGE/Mestrado em Educação. Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Atuação durante mais de vinte anos como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio).

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Published

2022-09-27

How to Cite

Copatti, C., & Andreis, A. M. (2022). CURRICULUM CHANGES AND THE UNDERSTANDINGS OF TEACHERS OF CATARINENSE WEST. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 165–187. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222165187