A linguagem imagética no ensino de Geografia: uma proposta de estudo da paisagem com estudantes da E.E. Professor José Fernandes Machado

Authors

DOI:

10.46551/rvg26752395202217497

Keywords:

Linguagem imagética, Paisagem, Ensino de Geografia

Abstract

This article has as its central theme the use of audiovisual language as a didactic resource in the study of the concept of Landscape in Geography, reflecting on the insertion and impacts of technologies of reproduction and audiovisual production in society and especially in the school exposing the character ephemeral of the networks marked by the speed of information, making it difficult for the young people of today to build a solid base of knowledge, exposing within this conjuncture, a theoretical study of Landscape in the context of academic and academic Geography, as well as its approach from the audiovisual language directing to a didactic use of their everyday technologies, inserting them in an educational context of learning power through experiences with the production of videos, taking into account the development of skills and competences in the field of learning linked to the video culture, and finally make a brief reflection on the character of and partnership between teachers and students in the construction of knowledge through the use of audiovisual language in the school environment and non-formal learning spaces.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Solange Maria Miranda Fernandes de Ataíde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia/Mestrado Profissional (GEOPROF) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte/CERES-RN. Professora de Geografia da Rede Estadual do Rio Grande do Norte.

Pablo Sebastian Moreira Fernandez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia. Professor do Centro de Educação – Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Mestrado Profissional (GEOPROF) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

References

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos e ALVES, Leonir Pessate. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10ª ed. Joinville: Univille, 2015. Cap. 1.

BESSE, Jean-Marc. Ver a terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. Perspectiva: São Paulo, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

______. Ministério da Educação. Lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014. Acrescenta § 8º ao art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: MEC, 2014.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, 2018.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico>. Acesso em: 14 dez. 2021.

. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 174 p.

CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. In: CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 8, 2004, Coimbra. Anais... Coimbra: Universidade de Coimbra, 2004. p. 01-10.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003, p. 83-134.

______. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANI, Antonio Carlos et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4ª ed. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003, p. 57-63.

CALVINO, Ítalo. Palomar. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1994

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. Campinas: Papirus, 1998, p. 86-137.

______. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Caderno CEDES, Campinas, SP, v. 25, n. 66, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ccedes/a/WnXnVgTRQHZttxBQR44gt9x/?lang=pt>. Acesso em: 27 nov. 2021.

______. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012, p. 45-47.

______. Apre(e)nder a paisagem geográfica: a experiência espacial e a formação do conceito no desenvolvimento das pessoas. In: PEREIRA, M.G. La opacidade del paisaje: formas, imágenes y tempos educativos. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2013, p. 219-238.

______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. Campinas: Papirus, 1998, p. 86-137.

______. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. 1. ed. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores de Educação Básica dentro e fora da escola. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2013.

HOLZER, W. Paisagem, imaginário, identidade: alternativas para o estudo geográfico. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDHAL, Zeny (orgs.). Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999, p. 149-168.

LIBÂNEO, José Carlos. Cultura jovem, mídias e escola: o que muda no trabalho dos professores? Educativa, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 25-46, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/73/69>. Acesso em: 01 de out. 2020.

______. Tendências pedagógicas na prática escolar: A pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

MACHADO, José Fernandes. Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça RN - Rio Grande do Norte, 2022. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/verdade/rn/combatentes/machado/index.htm>. Acesso em: 11 jan. 2022.

MIGLIORIN, Cezar et al. Cadernos do Inventar: cinema, educação e direitos humanos. Niterói: EDG, 2016.

MOLETTA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital: uma proposta para produções de baixo custo. São Paulo: Sammus, 2009.

MORAN, José Manuel. O vídeo em sala de aula. Comunicação e Educação. São Paulo, jan./abr. 1995.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao M.; NUNES, Flaviana Gasparotti; GIRARDI, Gisele. As telas da escola: cinema e professores de geografia perguntas e reflexões em torno de uma pesquisa. Revista Educação Temática Digital, Campinas, v. 23, n. 2, p. 415-429, abr./mai., 2021.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao M.; GIRARDI, Gisele. Diferentes linguagens no ensino de Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 2011. Goiânia. Anais do XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Goiânia, 2011, p. 1-9.

______. O cinema como diferença na linguagem do ensino de geografia: uma cartografia provisória. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 45-66, jan./jun., 2020. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/872. Acesso em: 19 jan. 2022.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Estadual Professor José Fernandes Machado. Natal/RN, 2019.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

ROBERTO, Marcelo Rodrigues. O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim – Natal/RN. Dissertação (Mestrado Profissional – GEOPROF) – UFRN. Natal/RN, 2019. 164 p.

SANTOS, Milton. A metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

______. A natureza do espaço; técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004.

______. Pensando o Espaço do Homem. 5 ed., 3. reimpressão São Paulo: Edusp, 2012.

SAUER, Carl. Geografia Cultural. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Zeny (Org.). Introdução à Geografia Cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, p. 19-26.

TONINI, Ivaine Maria. Uma Geografia escolar com demandas sociais e culturais contemporâneas. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; BUENO, Mirian Aparecida; SOUZA, Vanilton Camilo de (Org.). Produção do conhecimento e pesquisa no ensino da Geografia. Goiânia: PUC Goiás, 2011, p. 191-201.

VYGOTSKY, L S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 90 p.

______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. 135 p.

______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 496 p.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Published

2022-05-02

How to Cite

Ataíde, S. M. M. F. de ., & Fernandez, P. S. M. (2022). A linguagem imagética no ensino de Geografia: uma proposta de estudo da paisagem com estudantes da E.E. Professor José Fernandes Machado. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(01), 74–97. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202217497