As metodologias ativas e suas aplicações no curso de Geografia da UEMA no biênio de 2020 - 2021
DOI:
10.46551/rvg267523952022222236Keywords:
Buddhism. Geography. Religion. Territory. Migration.Abstract
A pesquisa tem como objetivos analisar a utilização de metodologias ativas e seus recursos no processo de ensino-aprendizagem no curso de licenciatura em Geografia no contexto da Pandemia de Covid-19. identificando a utilização desses recursos e metodologias ativas aplicadas durante o ensino remoto, e como foram empregadas as metodologias ativas em tempos de pandemia no curso de Geografia do biênio de 2020-2021. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foram realizados três procedimentos: levantamento bibliográfico, aplicação do questionário no Google Forms, e o terceiro o trabalho de gabinete. Constatou-se que a maioria dos docentes usam metodologias ativas em suas aulas, durante período pandêmico o google meet e teams foram as plataformas mais utilizadas para as aulas remotas; como recurso tecnológico o computador e os aplicativos foram os mais apontados como investimentos no ensino; o maior problema enfrentado no ensino remoto foi a falta ou acesso a conexão de internet. A experiência desse trabalho foi bastante rica por registrar a percepção e vivência dos docentes e provocar uma discussão sobre o uso de metodologias ativas no ensino remoto.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro (2020). Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus responsável pelo surto de 2019. 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13979.htm Acesso em: 30 Novembro 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto
durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020b. Disponível em:http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-2485 64376. Acesso em: nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020c. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-345-2020-03-19.pdf. Acesso em: 30 nov 2021.
BRASIL. Conselho Pleno. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 2020 d.Disponívelem:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=dow nload&alias=145011-pcp00520&category_slug=marco2020pdf&Itemid=30192>.
Acesso em: 30 nov. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, ANTONIO CARLOS. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. - São Paulo : Atlas, 2008.
GADOTTI, MOACIR. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. Curitiba-PR: Ed. Positivo, 2005.
GURGEL, T. C. N. P.; SILVA, C. N. M. Geografia acadêmica e geografia escolar: entorno de uma aproximação teórico-conceitual. III CONEDU - Congresso Nacional de Educação – Natal - RN. Realize Editora, 2016. Disponível em:<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056
_MD1_SA3_ID9769_14082016200213.pdf>. Acesso em: 17 novembro. 2021.
GUSSO, H.L. ET AL. (s/d). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Disponível em: 1678-4626-es-41-e238957.pdf (scielo.br) KATUTA, A. M. Representação do espaço vivido, percebido, imaginário e concebido. Boletim de Geografia, v. 19, n. 2, p.179-186. 21 jul. 2011. Disponívelem:<https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/14088>
. Acesso em: 16 novembro 2021.
LOVATO, F. L.; MICHELOTTI, A.; DA SILVA LORETO, E. L. Metodologias Ativas de
Aprendizagem: Uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 15 maio 2018.
MACEDO, H. C. de e LIMA, J. A. P. L. O ensino da Geografia e estudo das questões socioambientais: abordagem para formação da cidadania. 4º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências – CONAPESC. Campina Grande- PB: Realize, 2019.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria método e criatividade. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
MORALES, V.J; LOPEZ, Y.A.F. (2020). Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, 2(3) (especial), 53-67.
MOREIRA, A. J., SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiania, v. 20, jan. 2020.
MOTA, A.; WERNER DA ROSA, C. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 261-276, 28 maio 2018. Disponível em:< http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8161 >. Acesso em: 21 novembro 2021.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às Ciências Sociais. In I. M. Beuren (Ed.), Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática (3 ed., pp. 76-97). Atlas, São Paulo. 2006.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, 2000. Disponível em: < https://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_ela oracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf> Acesso em: 15 setembro. 2021.
SOARES, Ana Maria Jerônimo; ALVES, Rodrigo Leone; TARGINO, Elma Núbia de Medeiros Araújo. Da teoria à prática: a formação do administrador contemporâneo dinamizada por metodologias ativas. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 3, n. 4, p. 36-58, dez. 2017. ISSN 2447-3944. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2195. Acesso em: 28 novembro. 2021. doi:https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i4.2195.
STRAFORINI, RAFAEL. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 175-195, maio/ago. 2018.
TOMMASINI, P. O que é metodologia ativa?. Publicado em 5 de dez de 2017. 2017. Disponível <https://www.youtube.com/watch?v=9Ec3EM0X5UE>. Acesso em: 23 novembro 2021.
WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. (2020). Coronavirus disease 2019
(COVID-19): situation report, 55. World Health Organization. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331479.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro (2020). Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus responsável pelo surto de 2019. 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13979.htm Acesso em: 30 Novembro 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto
durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020b. Disponível em:http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-2485 64376. Acesso em: nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020c. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-345-2020-03-19.pdf. Acesso em: 30 nov 2021.
BRASIL. Conselho Pleno. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 2020 d.Disponívelem:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=dow nload&alias=145011-pcp00520&category_slug=marco2020pdf&Itemid=30192>.
Acesso em: 30 nov. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, ANTONIO CARLOS. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. - São Paulo : Atlas, 2008.
GADOTTI, MOACIR. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. Curitiba-PR: Ed. Positivo, 2005.
GURGEL, T. C. N. P.; SILVA, C. N. M. Geografia acadêmica e geografia escolar: entorno de uma aproximação teórico-conceitual. III CONEDU - Congresso Nacional de Educação – Natal - RN. Realize Editora, 2016. Disponível em:<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056
_MD1_SA3_ID9769_14082016200213.pdf>. Acesso em: 17 novembro. 2021.
GUSSO, H.L. ET AL. (s/d). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Disponível em: 1678-4626-es-41-e238957.pdf (scielo.br) KATUTA, A. M. Representação do espaço vivido, percebido, imaginário e concebido. Boletim de Geografia, v. 19, n. 2, p.179-186. 21 jul. 2011. Disponívelem:<https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/14088>
. Acesso em: 16 novembro 2021.
LOVATO, F. L.; MICHELOTTI, A.; DA SILVA LORETO, E. L. Metodologias Ativas de
Aprendizagem: Uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 15 maio 2018.
MACEDO, H. C. de e LIMA, J. A. P. L. O ensino da Geografia e estudo das questões socioambientais: abordagem para formação da cidadania. 4º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências – CONAPESC. Campina Grande- PB: Realize, 2019.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria método e criatividade. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
MORALES, V.J; LOPEZ, Y.A.F. (2020). Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, 2(3) (especial), 53-67.
MOREIRA, A. J., SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiania, v. 20, jan. 2020.
MOTA, A.; WERNER DA ROSA, C. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 261-276, 28 maio 2018. Disponível em:< http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8161 >. Acesso em: 21 novembro 2021.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às Ciências Sociais. In I. M. Beuren (Ed.), Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática (3 ed., pp. 76-97). Atlas, São Paulo. 2006.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, 2000. Disponível em: < https://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_ela oracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf> Acesso em: 15 setembro. 2021.
SOARES, Ana Maria Jerônimo; ALVES, Rodrigo Leone; TARGINO, Elma Núbia de Medeiros Araújo. Da teoria à prática: a formação do administrador contemporâneo dinamizada por metodologias ativas. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 3, n. 4, p. 36-58, dez. 2017. ISSN 2447-3944. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2195. Acesso em: 28 novembro. 2021. doi:https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i4.2195.
STRAFORINI, RAFAEL. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 175-195, maio/ago. 2018.
TOMMASINI, P. O que é metodologia ativa?. Publicado em 5 de dez de 2017. 2017. Disponível <https://www.youtube.com/watch?v=9Ec3EM0X5UE>. Acesso em: 23 novembro 2021.
WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. (2020). Coronavirus disease 2019
(COVID-19): situation report, 55. World Health Organization. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331479.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro (2020). Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus responsável pelo surto de 2019. 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13979.htm Acesso em: 30 Novembro 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto
durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020b. Disponível em:http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-2485 64376. Acesso em: nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020c. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-345-2020-03-19.pdf. Acesso em: 30 nov 2021.
BRASIL. Conselho Pleno. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 2020 d.Disponívelem:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=dow nload&alias=145011-pcp00520&category_slug=marco2020pdf&Itemid=30192>.
Acesso em: 30 nov. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, ANTONIO CARLOS. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. - São Paulo : Atlas, 2008.
GADOTTI, MOACIR. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. Curitiba-PR: Ed. Positivo, 2005.
GURGEL, T. C. N. P.; SILVA, C. N. M. Geografia acadêmica e geografia escolar: entorno de uma aproximação teórico-conceitual. III CONEDU - Congresso Nacional de Educação – Natal - RN. Realize Editora, 2016. Disponível em:<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056
_MD1_SA3_ID9769_14082016200213.pdf>. Acesso em: 17 novembro. 2021.
GUSSO, H.L. ET AL. (s/d). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Disponível em: 1678-4626-es-41-e238957.pdf (scielo.br) KATUTA, A. M. Representação do espaço vivido, percebido, imaginário e concebido. Boletim de Geografia, v. 19, n. 2, p.179-186. 21 jul. 2011. Disponívelem:<https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/14088>
. Acesso em: 16 novembro 2021.
LOVATO, F. L.; MICHELOTTI, A.; DA SILVA LORETO, E. L. Metodologias Ativas de
Aprendizagem: Uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 15 maio 2018.
MACEDO, H. C. de e LIMA, J. A. P. L. O ensino da Geografia e estudo das questões socioambientais: abordagem para formação da cidadania. 4º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências – CONAPESC. Campina Grande- PB: Realize, 2019.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria método e criatividade. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
MORALES, V.J; LOPEZ, Y.A.F. (2020). Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, 2(3) (especial), 53-67.
MOREIRA, A. J., SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiania, v. 20, jan. 2020.
MOTA, A.; WERNER DA ROSA, C. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 261-276, 28 maio 2018. Disponível em:< http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8161 >. Acesso em: 21 novembro 2021.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às Ciências Sociais. In I. M. Beuren (Ed.), Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática (3 ed., pp. 76-97). Atlas, São Paulo. 2006.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, 2000. Disponível em: < https://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_ela oracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf> Acesso em: 15 setembro. 2021.
SOARES, Ana Maria Jerônimo; ALVES, Rodrigo Leone; TARGINO, Elma Núbia de Medeiros Araújo. Da teoria à prática: a formação do administrador contemporâneo dinamizada por metodologias ativas. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 3, n. 4, p. 36-58, dez. 2017. ISSN 2447-3944. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2195. Acesso em: 28 novembro. 2021. doi:https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i4.2195.
STRAFORINI, RAFAEL. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 175-195, maio/ago. 2018.
TOMMASINI, P. O que é metodologia ativa?. Publicado em 5 de dez de 2017. 2017. Disponível <https://www.youtube.com/watch?v=9Ec3EM0X5UE>. Acesso em: 23 novembro 2021.
WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. (2020). Coronavirus disease 2019
(COVID-19): situation report, 55. World Health Organization. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331479.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro (2020). Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus responsável pelo surto de 2019. 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13979.htm Acesso em: 30 Novembro 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto
durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020b. Disponível em:http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-2485 64376. Acesso em: nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020c. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-345-2020-03-19.pdf. Acesso em: 30 nov 2021.
BRASIL. Conselho Pleno. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 2020 d.Disponívelem:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=dow nload&alias=145011-pcp00520&category_slug=marco2020pdf&Itemid=30192>.
Acesso em: 30 nov. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, ANTONIO CARLOS. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. - São Paulo : Atlas, 2008.
GADOTTI, MOACIR. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. Curitiba-PR: Ed. Positivo, 2005.
GURGEL, T. C. N. P.; SILVA, C. N. M. Geografia acadêmica e geografia escolar: entorno de uma aproximação teórico-conceitual. III CONEDU - Congresso Nacional de Educação – Natal - RN. Realize Editora, 2016. Disponível em:<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056
_MD1_SA3_ID9769_14082016200213.pdf>. Acesso em: 17 novembro. 2021.
GUSSO, H.L. ET AL. (s/d). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Disponível em: 1678-4626-es-41-e238957.pdf (scielo.br) KATUTA, A. M. Representação do espaço vivido, percebido, imaginário e concebido. Boletim de Geografia, v. 19, n. 2, p.179-186. 21 jul. 2011. Disponívelem:<https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/14088>
. Acesso em: 16 novembro 2021.
LOVATO, F. L.; MICHELOTTI, A.; DA SILVA LORETO, E. L. Metodologias Ativas de
Aprendizagem: Uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 15 maio 2018.
MACEDO, H. C. de e LIMA, J. A. P. L. O ensino da Geografia e estudo das questões socioambientais: abordagem para formação da cidadania. 4º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências – CONAPESC. Campina Grande- PB: Realize, 2019.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria método e criatividade. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
MORALES, V.J; LOPEZ, Y.A.F. (2020). Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, 2(3) (especial), 53-67.
MOREIRA, A. J., SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiania, v. 20, jan. 2020.
MOTA, A.; WERNER DA ROSA, C. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 261-276, 28 maio 2018. Disponível em:< http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8161 >. Acesso em: 21 novembro 2021.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às Ciências Sociais. In I. M. Beuren (Ed.), Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática (3 ed., pp. 76-97). Atlas, São Paulo. 2006.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, 2000. Disponível em: < https://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_pesquisa_e_ela oracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf> Acesso em: 15 setembro. 2021.
SOARES, Ana Maria Jerônimo; ALVES, Rodrigo Leone; TARGINO, Elma Núbia de Medeiros Araújo. Da teoria à prática: a formação do administrador contemporâneo dinamizada por metodologias ativas. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 3, n. 4, p. 36-58, dez. 2017. ISSN 2447-3944. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2195. Acesso em: 28 novembro. 2021. doi:https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i4.2195.
STRAFORINI, RAFAEL. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 175-195, maio/ago. 2018.
TOMMASINI, P. O que é metodologia ativa?. Publicado em 5 de dez de 2017. 2017. Disponível <https://www.youtube.com/watch?v=9Ec3EM0X5UE>. Acesso em: 23 novembro 2021.
WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. (2020). Coronavirus disease 2019
(COVID-19): situation report, 55. World Health Organization. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331479.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Gilberlene Serra Lisboa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
NonCommercial — You may not use the material for commercial purposes.
NoDerivatives — If you remix, transform, or build upon the material, you may not distribute the modified material.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.