Ensino superior e desenvolvimento urbano da cidade de Montes Claros/MG
DOI:
10.46551/rvg2675239520231161185Keywords:
Ensino Superior, Desenvolvimento Urbano, Montes ClarosAbstract
O objetivo do presente estudo foi analisar o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na promoção do desenvolvimento urbano de cidade de Montes Claros/MG. Para tal, foi utilizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, classificada quantos aos objetivos em descritiva, quanto aos meios, um estudo de caso, quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental. Os dados foram coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior (E-MEC). A partir das análises realizadas foi possível inferir que as IES e os respectivos cursos superiores em funcionamento de Montes Claros/MG influenciaram e continuam influenciando o desenvolvimento econômico, social e, principalmente o urbano da cidade.
Downloads
References
AGIER, Michel. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo: Terceiro Nome, 2011.
BAHAMÓN, Pilar Cristina Céspedes; COSTA, Sandra Maria Fonseca da; OLIVEIRA, José Oswaldo Soares de. O papel da universidade na construção do espaço urbano. XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. São José dos Campos/SP: Univap, 2011. Disponível em: <https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0636_0228_01.pdf>. Acesso em: 26 de setembro de 2022.
BAUMGARTNER, Wendel Henrique. Dinâmicas urbanas e regionais em cidades médias após a instalação de universidades públicas. In: XII Seminário da Rede Iberoamericana de Pesquisadores sobre Globalização e Território, 2012, Belo Horizonte. Anais do XII Seminário da RII, 2012. v. 1. p. 1-16.
BAUMGARTNER, Wendel Henrique. Universidades públicas como agentes de desenvolvimento urbano e regional de cidades médias e pequenas: uma discussão teórica, metodológica e empírica. GeoTextos, v. 11, n. 1, p. 91-111, julho 2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Diário Oficial da União, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 11 de janeiro de 2022.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A prática espacial como segregação e o direito à cidade como horizonte utópico. In: VASCONCELOS, Pedro de Almeida; CORREA, Roberto Lobato; PINTAUDI, Silvana Maria. A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013. p. 95-110.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: Vol I. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
DAVIS, Mike. Planeta de Favelas: a involução urbana e o proletariado informal. In: SADER, Emir (Org.). Contragolpes: seleção de artigos da New Left Review. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 191-218.
DRUMOND, Geraldo Eustáquio Andrade; ALMEIDA, Nágila. Montes Claros: Potencialidades. Montes Claros: Unimontes, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros, 2008.
FRANÇA, Iara Soares de. A cidade média e suas centralidades: o exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. 2007. 252 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. Disponível em: <http://www.ppgeo.ig.ufu.br/node/73#:~:text=Montes%20Claros%20%C3%A9%20consider ada%20a,necessidade%20de%20atendimento%20de%20demandas> Acesso em: 15 de setembro de 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 51. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2015.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
HARVEY, David. Breve historia del neoliberalismo. Madrid/Espanha: Akal Ediciones, 2007.
HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
LEFEBVRE, Henri. A cidade do capital. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008a.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2008b.
LEITE, Romana de Fátima Cordeiro. Norte de Minas e Montes Claros: o significado do ensino superior na (re)configuração da rede urbana regional. 2003. 192f. Dissertação (mestrado em Geografia) Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. UFU, 2003.
LIPMAN, Pauline. A Educação e o Direito à Cidade: a intersecção de políticas urbanas, educação e pobreza. In: APPLE, Michael; BALL, Stephen; GANDIN, Luís Armando. Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 268-279.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MOURA. Daiana Malheiros de. Políticas Públicas Educacionais PROUNI e FIES: democratização do acesso ao ensino superior. In: XI Seminário Internacional de Demandas sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea VII Mostra de trabalhos científicos jurídicos. Santa Cruz do Sul/RS: UNISC, 2014. Disponível em: <http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/viewFile/11804/1647>. Acesso em: 06 do outubro de 2022.
NEVES, Jeciane Almeida; MARCELO, Valter Luiz dos Santos. O serviço de educação e a dinâmica urbano e regional de Caetité-BA. V Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia. Anais do V Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia. Ilhéus/BA: UESC, 2016. Disponível em: <http://anais.uesb.br/index.php/ascmpa/article/view/5558>. Acesso em: 17 de setembro de 2022.
OLIVEIRA, José Eustáquio. Eletrificação rural como propulsora do desenvolvimento econômico de Montes Claros. 1991. 32 f. Monografia (Bacharel em Ciências Econômicas) – Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 1991.
OLIVEIRA JR., Antônio de. A universidade como polo de desenvolvimento local e regional. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 24, número especial 1, 2014. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2014v24nespp1
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES HUMANAS. Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Nova Iorque: ONU, 1966. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/textos/tratado06.htm>. Acesso em 05 de novembro de 2022.
SANTOS JUNIOR, Orlando Alves et al. (Orgs.). Políticas públicas e direito à cidade: programa interdisciplinar de formação de agentes. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017. Disponível em: <https://observatoriodasmetropoles.net.br/arquivos/biblioteca/abook_file/caderno_direitocida de_2017.pdf>. Acesso em: 25 de setembro de 2022.
SAULE JÚNIOR, Nelson. O direito à cidade como centro da nova agenda urbana. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, v. 15, p. 73-76, jul.-dez. 2016.
SILVEIRA, Yvonne; COLARES, Zezé. Montes Claros de ontem e hoje. Montes Claros/MG: Academia Montesclarense de Letras, 1995.
SOUZA, Christian Yago Vieira de. Expansão do Ensino Superior e dinâmicas espaciais urbanas: o caso de Montes Claros/MG. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2018. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1rhgiJYHb5B8js_5hwejt0ezamnmtJt3z/view>. Acesso em: 18 de setembro de 2022.
SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Histórico da Unimontes. Montes Claros: Unimontes, 2022. Disponível em: <http://www.unimontes.br/index.php/institucional/historico-da-unimontes> Acesso em: 11 de junho de 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Éder de Souza Beirão, Anne Marielle Castro de Carvalho, Gislene Quaresma Oliva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
NonCommercial — You may not use the material for commercial purposes.
NoDerivatives — If you remix, transform, or build upon the material, you may not distribute the modified material.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.