Educação Ambiental e o Ensino de Geografia: tecendo diálogos e reflexões

Authors

DOI:

10.46551/rvg2675239520232619632

Keywords:

Environmental education, Geography Teaching, Citizenship Training, Ecocitizenship

Abstract

This essay brings the teaching of Geography as an essential tool in school work with Environmental Education (EA). The methodology is a study of bibliographic review in documents, authors and works that address the theme. First, the AE definitions will be contextualized and presented; then the focus will be on teaching Geography. In its trajectory as a science and discipline, Geography shows us its magnitude by forming citizens and instilling in them a critical-reflective sense and knowledge of their living space. We aim to contribute to the upcoming discussions on the subject and enrich the theoretical and bibliographical framework of students, researchers and professors in basic and higher education institutions (HEIs), seeking a harmonious and balanced interaction between man and the environment.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Igor Murilo Andrade de Salame, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Especializado em Ensino de Geografia pela Faculdade da Região Serrana - Farese. 

 

Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestrando em Geografia no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Porto Nacional. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) no campus I de Marabá. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Robson Alves dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Geografia pela UFG/Goiânia , Mestrado e Graduação em Geografia pela UFG (Campus Catalão). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Unidade Marabá

References

AB'SÁBER, A. N. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EDUSP, 1996.

ALBERTO, A.F. O contributo da educação geográfica na educação ambiental: o caso da Geografia no ensino secundário. Inforgeo, Lisboa, Edições Colibri, 2000, p. 117-136.

ANJOS, E. S; ALMEIDA, E. B; NEGREIROS, A.B. O papel do ensino de geografia na educação socioambiental no município de Pau Brasil – Bahia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 4, n. 7, p. 60-XX, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.7/Anjos_Almeida_Negreiros.php. Acesso em: 10 dez. 2022.

ARAÚJO, R. L. Ensino de geografia e educação ambiental: uma discussão teórica. Rede - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 1, n. 15, p. 52-60, ago. 2021. ISSN 1982-5528. Disponível em: https://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/684. Acesso em: 23 nov. 2022.

BELING, H. M; CANCELIER, J.W; VESTENA, M. H; CAMPOS, J. O. Educação Ambiental na Escola: a Geografia como uma ferramenta da prática interdisciplinar. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.3, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/246196. Acesso em: 15 nov. 2022.

BOTÊLHO, L.A.V; SANTOS, K. S. Pensar propor a ecocidadania desde a formação de professores de geografia: tecendo diálogos para uma escola reflexiva. Revista Tamoios, v. 14, Nº 2, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/36571. Acesso em: 15 nov. 2022.

BRUGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? 2. ed. Florianópolis (SC): Letras contemporâneas, 1999.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10955-pcp014-12&Itemid=30192. Acesso em: 12 nov. 2022.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795, de 27 de abril de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 27 nov. 2022.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente. Brasília/DF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf. Acesso em: 8 mar. 2022.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CAVALCANTI, L. de S. Pensar pela Geografia–ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

COCATO, G. P. Crítica à educação ambiental no ensino de geografia: discussão e propostas pedagógicas. Geousp, v. 25, n. 1, p. 1-21, e-158138, 2021. ISSN 2179-0892. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/158138. Acesso em 10 nov. 2022

COPATTI, C.; SANTOS, L. P. dos. Livro didático e professor: olhares sobre a geografia escolar em contextos de diversidade. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 24, n. 91, p. 243–257, 2023. DOI: 10.14393/RCG249162453. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/62453. Acesso em: 4 mar. 2023.

GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995 - Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico.

LUCA, A.Q.; LAGAZZI, S.M.; SORRENTINO, M. Educação Ambiental e análise de discurso: Uma proposta de pesquisa. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277201251/download. Acesso em 10 nov. 2022.

MACEDO, Y. M.; ARAÚJO, E. C. D.; Educação ambiental nos livros didáticos de geografia: análise sobre a coleção “geografia geral e do brasil” para o ensino fundamental. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 4–24, 2022. DOI: 10.15628/geoconexoes.2021.13410. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/13410. Acesso em: 3 mar. 2023

MENEGUZZO, Paula Mariele; MENEGUZZO, Isonel Sandino. A educação ambiental nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental e médio utilizados nas escolas públicas do paraná. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012.

MOURA, P. E. F; MEIRELES, A. J. A e TEIXEIRA. N. F. F. Ensino de Geografia e educação ambiental: práticas pedagógicas integradas. Revista Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 47 - 59, jan. / jun. 2015.

MONTEIRO, G. L. (2015). Educação Ambiental no ensino de Geografia: uma contribuição do PIBID para alunos ao Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(1), 281–290. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1882. Acesso em 10 nov. 2022.

PEDRINNI, A. G (org.). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 1999.

PEREIRA, P. V; VIÉGAS, A. Educação ambiental crítica e o ensino de geografia: um caminho possível. In: Anais do X - EPEA. Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Universidade Federal do Sergipe - São Cristóvão, 1 a 4 de setembro de 2019. Disponível em: https://chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://epea.tmp.br/epea2019_anais/pdfs/plenary/0217-1-B-01.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

PEREIRA, A. W.; DIAS, G. K.; SPIRONELLO, R. L. A Educação Ambiental, o ensino de Geografia e a escola: (re) discutindo algumas (in) certezas cotidianas. Ambiente & Educação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 28–48, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5816. Acesso em: 4 mar. 2023

PORTELA, J. L.; LIMA, M. D. F. Educação ambiental nos cursos de licenciatura: atendimento aos objetivos fundamentais da PNEA na formação de professores. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 16, p. 1864-1880, 29 dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8492. Acesso em 10 nov. 2022.

SUESTEGARAY, D.M.A. Geografia Física (?), Geografia Ambiental (?) ou Geografia e Ambiente (?). In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (orgs.). Elementos de Epistemologia da Geografia Contemporânea. Paraná: Editora UFPR, 2002, p. 111-120.

Published

2023-09-16

How to Cite

Andrade de Salame, I. M., Ferreira Júnior, D. B., & Santos, R. A. dos. (2023). Educação Ambiental e o Ensino de Geografia: tecendo diálogos e reflexões. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 5(02), 619–632. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520232619632