Educação Inclusiva: Análise do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros

Authors

DOI:

10.46551/rvg2675239520242240255

Keywords:

Educação Inclusiva, Currículo, Geografia, Unimontes

Abstract

The objective of this work is to analyze the Pedagogical Project of the Course (PPC) for a degree in
Geography at the State University of Montes Claros (UNIMONTES), with emphasis on Inclusive
Education. To this end, the following methodology was used: bibliographical review on topics related
to Inclusive Education and Teacher Training and analysis of the PPC of the Geography course at
Unimontes. It is considered that only one subject explicitly addresses Inclusive Education, namely
Libras. Therefore, it is clear that your PPC needs to be revised, paying attention to the implementation
of more subjects or specific topics that work objectively and critically on Inclusive Education, training
committed teachers with socio-educational responsibility – who respect human rights and defend
school inclusion.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Valério de Souza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Geografia pela Unimontes. Mestranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unimontes.

Dulce Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia na linha de pesquisa Ensino, Métodos e Técnicas em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia(2012), graduada em Geografia , Graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Especialização em Geografia Regional do Brasil e de Minas Gerais (1997) e Mestrado em Desenvolvimento Social (2007), pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor e Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar. Especialista em Fundamentos e Organização Curricular. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia. MBA em Gestão Pública. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN).

References

ANDRADE, Simone Girardi. Ação docente, formação continuada e inclusão escolar. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

BATISTA, Thatiane Marques; LOPES, Rayssa Cyntia Baracho. A importância do professor na Educação Inclusiva. Revista Faculdade Famen, v. 2, n. 3, p. 91-103, 2021.

BRAGANÇA, Maria das Graças Viana; DE OLIVEIRA, Zélia Maria Freire. Educação inclusiva: significado e realidade. Linhas críticas, v. 11, n. 21, p. 217-288, 2005.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

______. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2. ed. Brasília, DF: Corde, 1997.

______. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, MEC, 2009.

______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial. PNEE. Brasília; MEC, 2020.

DOMANOVSKI, Marilene; MEYER, Vassão Adriane. A importância das libras para inclusão escolar do surdo. Cadernos PDE do Estado no Paraná, v. 1, p. 1-16, 2016.

DUEK, Viviane Preichardt. Professores diante da inclusão: Superando desafios. Londrina: UEL, 2007.

GABATZ, Celso. Diversidade cultural e religiosa e os desafios para uma educação inclusiva. In: Congresso Internacional das Faculdades EST, 3, 2016, São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: EST, 2012. p. 50-63. Disponível em: <http://anais.est.edu.br/index.php/congresso/>. Acesso em: 20 mar. 2024.

MACHADO, Rosângela. Educação especial na escola inclusiva: políticas, paradigmas e Práticas. São Paulo: Cortez, 2009.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

OLIVEIRA, Márcia Denise.; PORTO, Marcelo Duarte. Educação Inclusiva: concepções e práticas nas perspectivas de professores. Brasília: Aplicada, 2010.

PEREIRA, Osmar Roberto. Alunos surdos, Intérpretes de libras e professores: Atores em contato na universidade. Cadernos de Educação, v. 12, n. 24, p. 73-96, 2013.

PIMENTEL, Susana Couto. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; FILHO, Teófilo Alves Galvão. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador, EDUFBA, 2012. p. 139-155.

RAMOS, Ana Carolina; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. O ensino de geografia na perspectiva da educação inclusiva. Geosaberes - Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 8, n. 15, p. 120-130, 2017.

RODRIGUES, Roberta Karoline; CIA, Fabiana. As relações do professor de salas de recursos multifuncionais pré-escolar: a escola, o professor da classe comum e as instituições especializadas. Práxis Educacional, v. 10, n. 16, p. 81-103, 2014.

RODRIGUES, João Batista. Racismo e evasão escolar. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Sociais). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014.

UNIMONTES. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Montes Claros, Minas Gerais, 2019.

VITALINO, Célia Regina. Formação de professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Londrina: Eduel, 2010.

Published

2024-09-13

How to Cite

Santos, G. V. de S., Rocha, V. T. R., dos Santos, D. P., & Alves, R. de C. (2024). Educação Inclusiva: Análise do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 6(02), 240–255. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520242240255

Most read articles by the same author(s)