POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:DESAFIOS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE

Autores/as

DOI:

10.46551/rvg26752395202018197

Palabras clave:

TDAH; Educação Inclusiva; Escola, Psicologia.

Resumen

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH - é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, também podendo ser originado pelo ambiente de convívio da criança/jovem. Tem como características básicas a desatenção, agitação e impulsividade. Diante a importância dessa temática, o presente trabalho busca elucidar estratégias pedagógicas para maximizar o potencial de aprendizagem da criança/jovem com TDAH, medidas que a família pode adotar frente a comportamentos desafiadores e a contribuição do psicólogo neste contexto. Para tanto, utilizou-se como metodologia retrabalhamento bibliográfico, além da vivência e experiência a partir das aulas e da imersão no Estágio Curricular Supervisionado. Enfatizamos a importância do diagnóstico precoce para o encaminhamento a um tratamento adequado para melhorar o desempenho escolar e, consequentemente, amenizar os impactos emocionais, psicológicos e sociais na vida do indivíduo.

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Biografía del autor/a

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor do Departamento de Estágio e Práticas Escolares - Unimontes

Victória Caroline Vidal, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Licenciatura em Geografia - UNIMONTES. Bolsista de Iniciação Científica – CNPq.

Carlos Daniel Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduando em Licenciatura em Geografia - UNIMONTES. Bolsista de Iniciação Científica – CNPq

Bruna França Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Licenciatura em Geografia - UNIMONTES. Bolsista de IC – BIC Unimontes.

Carla Milena de Moura Laurentino, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduanda em Licenciatura em Geografia - UNIMONTES. Bolsista de IC – BIC Unimontes

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Publicado

2020-06-26 — Actualizado el 2020-06-29

Versiones

Cómo citar

Alves, R. de C., Caroline Vidal, V. ., Daniel Rodrigues de Oliveira, C. ., França Oliveira, B. ., & Milena de Moura Laurentino, C. (2020). POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:DESAFIOS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 2(01), 81–97. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202018197 (Original work published 26 de junio de 2020)

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