MEIO AMBIENTE, BOTÂNICA E SOLOS: UMA RELAÇÃO FUNCIONAL PARA AULAS DE BIOLOGIA E GEOGRAFIA
DOI:
10.46551/rvg2675239520201124131Palabras clave:
Educação Ambiental, Aula Prática, Ensino-aprendizagemResumen
O ensino da biologia costuma ser regular de forma linear e em sala de aula, dificilmente existe a relação de ensino-aprendizagem fora da sala, em um espaço aberto onde a comunicação interpessoal se torna fluida e proveitosa, visando isso, as aulas práticas demonstrativas expositivas são uma excelente forma de trabalhar com diversos conteúdos, como é o caso da educação ambiental aplicada ao bioma da região, botânica onde o conteúdo constantemente é malvisto pela dificuldade de assimilação e a relação dos solos que faz o fechamento da absorção de água do ecossistema. O trabalho de campo auxilia na fixação das questões trabalhadas em sala de aula, estabelecendo uma relação de ensino-aprendizagem favorável ao aluno, que desfruta das atividades de uma forma mais dinâmica.
Descargas
Citas
BRASIL, Comissão de Políticas de Desenvolvimento. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999: Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, v. 28, 1999. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm > Acesso em: 8 mai. 2020.
DE MOURA CARVALHO, Isabel Cristina. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Ed. Cortez, 2017.
KLINK, Carlos A.; MACHADO, Ricardo B. A conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 147-155, 2005.
MARACAHIPES, Leandro et al. Estrutura e composição florística da vegetação lenhosa em cerrado rupestre na transição Cerrado-Floresta Amazônica, Mato Grosso, Brasil. Biota Neotropica, v. 11, n. 1, p. 133-141, 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-06032011000100013&script=sci_arttext> Acesso em: 5 mai. 2020.
MOREIRA, Adriana Aparecida et al. Análise do Comportamento Espectral de Fitofisionomias no Parque Estadual Lapa Grande por meio de dados MODIS. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 6, n. 6, p. 0, 2013. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Fernando_Hiago_Souza_Fernandes/publication/272906322_Analysis_of_the_Spectral_Behavior_of_Physiognomies_in_Parque_Estadual_da_Lapa_Grande_by_means_of_MODIS_data/links/55f7047108aec948c46465a2/Analysis-of-the-Spectral-Behavior-of-Physiognomies-in-Parque-Estadual-da-Lapa-Grande-by-means-of-MODIS-data.pdf Acesso em: 3 mai. 2020.
NASCIMENTO-SILVA, Osmar; DE PAIVA, José Geraldo Antunes. Estudos Morfológicos e anatômicos em folhas adultas de Spondias tuberosa Arruda ( Anacardiaceae Lindley). Boletín latino-americano y del caribe de plantas medicinales y aromáticas, v. 6, n. 2, p. 36-43, 2007. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/856/85660206.pdf > Acesso em: 5 mai. 2020.
SCARIOT, Aldicir; SOUSA-SILVA, José Carlos; FELFILI, Jeanine Maria. Cerrado: ecologia, biodiversidade e conservação. Ministério do Meio Ambiente, 2005. Disponível em: < https://jbb.ibict.br/handle/1/361 > Acesso em: 4 mai. 2020.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2020-06-29 (3)
- 2020-06-26 (2)
- 2020-06-26 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Pedro Henrique Fonseca Veloso, Júlia Maria Viana Santana, Flávia Núbia Oliveira Miranda D’angelis , Guilherme Araújo Lacerda, Ana Paula Venuto Moura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.
SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.