APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A INTELIGÊNCIA ESPACIAL: UMA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NA CARTOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
10.46551/rvg267523952020290104Palabras clave:
Aprendizaje significativo, Inteligencias multiples, Cartografía Escolar, Alfabetización cartográfica, EnseñandoResumen
O presente trabalho constitui-se de uma revisão bibliográfica da correlação entre a teoria das múltiplas inteligências, elaborada por Howard Gardner, e a teoria da aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel, em uma atuação conjunta entre elas no ensino da cartografia escolar. Partindo da compreensão de que os conteúdos abordados dentro da Geografia Escolar seguem uma evolução teórica conceitual, bem como cognitiva, sendo o ensino sequencial e basilar para os demais anos da vida escolar. Portanto, inicialmente, o estudo aborda a importância da cartografia para a Ciência Geográfica, até sua evolução e reconstrução no ensino, mediante uma cartografia escolar. A posteriori, relacionando esta linguagem com a perspectiva de Gardner sob a inteligência espacial, tendo em vista que a Geografia explora a espacialidade dos fenômenos, conectando os estudos de Ausubel sobre a aprendizagem significativa. Consequentemente, o professor de geografia poderá apropriar-se dos elementos teóricos e metodológicos a sua práxis no ensino da cartografia escolar, por intermédio de uma linguagem espacial dos conteúdos relevantes e significativos para os alunos.
Descargas
Citas
ALMEIDA, R. D. Cartografia escolar. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
ANTUNES, C. Inteliências Múltiplas e seus Jogos: inteligência espacial. Petrópolis: Vozes, 2009.
BEZ, L. Sobre a inteligência espacial no ensino de geografia: notas para discussão. Revista de Geografia (UFPE), Pernambuco, v. 28, n. 3, p.58-67, 2011.
CARVALHO, H. A aplicação da Teoria de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner no ensino de Geografia. 2018. 77 f. Relatório (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino de Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2018.
CLAVAL, P. Epistemologia da Geografia. 2. ed. Florianópolis: Editora da Ufsc, 2014.
GARDNER, H. et al. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. Porto Alegre: Artmed, 2010.
GOMES, P. C. C. Quadros Geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
GARDNER, H. Estruturas da Mente: a teoria das Inteligências Mútiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
LUDWING, A. B; MARTINS, R. E. M. W. A geografia escolar nos anos iniciais: uma abordagem sobre os conhecimentos cartográficos no quinto ano. In: MARTINS, R. E. M. W. et al (Org.). Educação geográfica em movimento. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
MENEGUETTE, A. A. C. Cartografia no século XXI: revisitando conceitos e definições. Revista Geografia e Pesquisa, Ourinhos, v. 6, n. 1, p.6-32, 2012.
MOREIRA, M; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel.São Paulo. Moraes, 1982.
NASCIMENTO, E; LUDWIG, A. B. A educação cartográfica no ensino-aprendizagem de Geografia: reflexões e experiências. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 19, n. 3, p.29-42, 2015.
SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. L. P. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Porto
SANTOS, F; FECHINE, J. A. L. A cartografia escolar e sua importância para o ensino de Geografia. Caderno de Geografia, [s.l.], v. 27, n. 50, p.500-515, 3 ago. 2017.
SCHÄFFER, N. O. et al. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2011.
SMOLE, K. C. S. Múltiplas Inteligências na Prática Escolar. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999. P. 80; 16 cm. - [Cadernos da TV Escola. Inteligências Múltiplas, ISSN 1517-2341 n.1)
SELBACH, S. Geografia e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
TUAN, Yi-fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução: Lívia de Oliveira. São Paulo. Difel, 1983.
VALADARES, J. A.; MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa: sua
fundamentação e implementação. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Giovana Oliveira do Nasicmento, Anderson de Almeida Morato
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.
SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.