HIDROPAISAGENS DO VALE DO AÇU: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE ENSINO
DOI:
10.46551/rvg2675239520202130134Palabras clave:
Hidrografia. Geoprocessamento. Mapas temáticos.Resumen
Este relato de experiência visa apresentar um projeto de ensino associado à disciplina Hidrografia, ministrada no semestre 2019.1 e ofertada para o 4° período do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Açú). O projeto teve como objetivo mapear reservatórios e lagoas no Vale do Açu (RN) utilizando imagens do Google Earth o programa de geoprocessamento QGIS. Nas aulas, foram apresentadas as imagens dos mananciais superficiais e discutidos problemas relacionados a cada um deles. Em seguida, foram realizadas as aulas em campo, onde os alunos fizeram registros de problemas específicos e se discutiu a relação de uso do solo no seu entorno. Posteriormente, foram elaboraram os mapas de cada manancial. A experiência do projeto mostrou-se importante ao se estudar a disciplina com exemplos de mananciais mais perto da realidade dos alunos.
Descargas
Citas
MENEGHESSO, V.A. A Hidrografia local e as práticas escolares de professores de Geografia de Ibitinga – SP. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia e Letras de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2014.
QGIS – Um sistema de Informação Geográfica livre e aberto. Disponível em: <https://www.qgis.org/pt_BR/site/>. Acesso em: nov. 2019.
SANTOS, B. B.; BASTOS, M. N. P.; SILVA, M. M.; VARGAS, K. B. Propostas para o ensino de Hidrogeografia: o lugar como categoria de análise geográfica e o uso de recursos didáticos visuais. Geografia Física e as mudanças globais. Fortaleza: UFC, 2019, p.1-5.
SEGALA, F. J. O processo de ensino de Geografia a partir da hidrografia de Francisco Beltrão, PR. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Centro de Ciências Humanas, Francisco Beltrão, 2017.
UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. RESOLUÇÃO Nº 33/2017 – CONSEPE: Regulamenta o Projeto de Ensino de Graduação noscursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Josiel de Alencar Guedes, Gerônimo da Silva Costa, Aluízio Bezerra Júnior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.
SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.