A linguagem fotográfica no Ensino Fundamental II em Geografia: uma sequência didática para o estudo da cidade
DOI:
10.46551/rvg2675239520212173199Palabras clave:
Ensino de Geografia, fotografia, cidadeResumen
Este artigo é derivado de uma dissertação e de um produto educativo que considera a Fotografia como uma linguagem para o ensino/aprendizagem da temática cidade no Ensino Fundamental de Geografia. O objetivo de tal proposta é ensinar Geografia considerando a experiência dos alunos que habitam a cidade de Macaíba/RN atravéss da produção de narrativas fotográficas, reaproximando o sujeito do seu cotidiano, seus lugares e espaços vividos. O estudo realizado propôs a criação de interfaces no campo do Ensino de Geografia entre Linguagens e Artes, Ciência e práticas escolares, além da valorização de vivências, estabelecendo um diálogo permanente com o método fenomenológico, em busca por acessar a ideia de geograficidade e experiência espacial. Autores como Ítalo Calvino (1972), James Hillman (1993), Cazetta e Oliveira (2013), Callai (2005), Cavalcanti (2002; 2013) Dantas (2011), Dardel (2011), Fernandez (2008; 2013), Larrosa (2017) e ainda o filósofo Roland Barthes (1984), possibilitaram delimitar os caminhos que fundamentam o percurso da pesquisa. Como produto educativo a ser aplicado e como metodologia qualitativa a ser experimentada de modo a compreender as experiências espaciais na cidade, propõe-se a criação de uma Sequência Didática, que articula o conteúdo cidade com uma proposta de investigação caminhante e fotografante.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BRASIL. Brasil. Ministério da Educação. PNLD. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld439702797/12391-pnld>. Acesso em: 05 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAZETTA, Valéria e OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de (orgs.). Grafias do Espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. São Paulo: Alínea, 2013.
DANTAS, Eugênia Maria. Geografizar a cidade olhando fotografias. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p.91-100, 24 set. 2011. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2059/1826>. Acesso em: 20 jan. 2018.
DARDEL Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Perspectiva. São Paulo, 2015.
FERNANDEZ, Pablo Sebastian Moreira. Narrativas urbanas de um caminhante. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
HILLMAN, James. Cidade e Alma. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 19, p. 20-28, jan. 2002. Tradução de João Wanderley Geraldi. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2018.
MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (Org.). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.
OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de. Fotografias, geografias e escola. Signos Geográficos: Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, Goiânia, v. 1, p. 1-15, nov. 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de; SOARES, Elaine dos Santos. Entrevista com o Prof. Dr. José Eustáquio de Sene: Fotografias e(m) livros didáticos de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 3, n. 6, p. 192-225, dez. 2013.
OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de; SOARES, Elaine dos Santos. Entrevista com o Prof. Dr. José Eustáquio de Sene: Fotografias e(m) livros didáticos de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 3, n. 6, p. 192-225, dez. 2013.
PICCOLI, Ana Paula; CRUZ, Isabela. Geografia 6° ano. 2. Ed. Fortaleza, 2020.
PICCOLI, Ana Paula; CRUZ, Isabela. Geografia 7° ano. 2. Ed. Fortaleza, 2020.
SILVA, Marina Coelho Rosa. O Caminhar como forma de produzir Cartografias: outras imagens do centro de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
SOARES, Elaine dos Santos. Devires imaginativos de fotografias didáticas. 2012. 162 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Departamento de Geografia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
SOLNIT, Rebecca. A história do caminhar. São Paulo: Martins Fontes - Selo Martins, 2016. Tradução de Maria do Carmo Zanini.
TUAN, Yi-fu. Espaço e Lugar: A perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983. Tradução de Lívia de Oliveira.
VIEIRA, Tuca. Paraisópolis. 2004. Disponível em: https://www.tucavieira.com.br/paraisopolis. Acesso em: 16 ago. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Devid Hallyson da Silva Nascimento, Pablo Sebastian Moreira Fernandez
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.
SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.