Cartografia Escolar no Ensino Fundamental II: um breve relato de experiência

Autores/as

DOI:

10.46551/rvg2675239520221216222

Palabras clave:

Ensino de Geografia., Alfabetização Cartográfica., Base Nacional Comum Curricular.

Resumen

Os mapas nos permitem ter o domínio espacial e fazer sínteses dos fenômenos que ocorrem no espaço geográfico. Numa perspectiva do Ensino Básico, a Cartografia Escolar é muito abordada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), onde o sexto ano do Ensino Fundamental II é o período que se necessita abordar temas como localização, orientação e deslocamento no espaço geográfico de forma mais enfática com a intenção de desenvolver no aluno competências e habilidades dentro dessa temática. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo relatar uma experiência utilizando mapas com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Fortaleza. Para isso foram utilizados diferentes mapas, tais como um planisfério, o mapa do Brasil, o mapa da região nordeste do Brasil e o mapa da cidade de Fortaleza. Tal prática mostrou-se bastante satisfatória, pois houve participação da turma e o interesse constante dos alunos, sobretudo no que diz respeito à planta da cidade de Fortaleza, este fato ocorreu, provavelmente, porque Fortaleza apresenta vários espaços geográficos vividos pelos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel dos Reis Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Geografia - Universidade Estadual do Ceará. Professor do Ensino Básico de Fortaleza-CE.

Frederico de Holanda Bastos, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Geografia - Universidade Estadual do Ceará. Professor Adjunto UECE

Citas

ALMEIDA, R. D.; ALMEIDA, R. A. Fundamentos e perspectivas da Cartografia Escolar no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, n. 63/4, p. 885-897, 2014.

ARESI, C. A Geografia e as bases legais: PCNs, DCNs e BNCC. In: XXXV Encontro Estadual de Geografia “A Diversidade da Geografia e a Geografia da Diversidade nas primeiras décadas do século XXI”, 2018, Erechim. Anais... Rio Grande do Sul, 2018.

BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação: Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em 10/03/2020.

COSTA, F. R.; LIMA, F. A. F. A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem da geografia: algumas reflexões. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n. 2, p, 105-116, 2012.

MARTINELLI, M. A Cartografia Escolar na abordagem temática da geografia. Boletim de Geografia, v. 19, n. 2, p. 7-42, 2001.

PCN’S. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação: Brasília, 1998.

SANTOS, R. L.; CARDOSO, D. L.; BARBOSA, R. S. Princípios Básicos de Cartografia Escolar no Ensino Fundamental: teoria e prática. Revista de Ensino de Geografia, v. 5, n. 8, p. 20-42, 2014.

SEEMANN, J. Subvertendo a cartografia escolar no Brasil. Revista Geografares, n.12 , p. 138-174, 2012.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. (org.) A Geografia na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 1999.

Publicado

2022-08-03

Cómo citar

Cavalcante, D. dos R., & Bastos, F. de H. (2022). Cartografia Escolar no Ensino Fundamental II: um breve relato de experiência. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(01), 216–222. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520221216222

Número

Sección

Relatos de Projetos e Experiências