Cartografia Escolar no Ensino Fundamental II: um breve relato de experiência
DOI:
10.46551/rvg2675239520221216222Palabras clave:
Ensino de Geografia., Alfabetização Cartográfica., Base Nacional Comum Curricular.Resumen
Os mapas nos permitem ter o domínio espacial e fazer sínteses dos fenômenos que ocorrem no espaço geográfico. Numa perspectiva do Ensino Básico, a Cartografia Escolar é muito abordada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), onde o sexto ano do Ensino Fundamental II é o período que se necessita abordar temas como localização, orientação e deslocamento no espaço geográfico de forma mais enfática com a intenção de desenvolver no aluno competências e habilidades dentro dessa temática. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo relatar uma experiência utilizando mapas com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Fortaleza. Para isso foram utilizados diferentes mapas, tais como um planisfério, o mapa do Brasil, o mapa da região nordeste do Brasil e o mapa da cidade de Fortaleza. Tal prática mostrou-se bastante satisfatória, pois houve participação da turma e o interesse constante dos alunos, sobretudo no que diz respeito à planta da cidade de Fortaleza, este fato ocorreu, provavelmente, porque Fortaleza apresenta vários espaços geográficos vividos pelos alunos.
Descargas
Citas
ALMEIDA, R. D.; ALMEIDA, R. A. Fundamentos e perspectivas da Cartografia Escolar no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, n. 63/4, p. 885-897, 2014.
ARESI, C. A Geografia e as bases legais: PCNs, DCNs e BNCC. In: XXXV Encontro Estadual de Geografia “A Diversidade da Geografia e a Geografia da Diversidade nas primeiras décadas do século XXI”, 2018, Erechim. Anais... Rio Grande do Sul, 2018.
BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação: Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em 10/03/2020.
COSTA, F. R.; LIMA, F. A. F. A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem da geografia: algumas reflexões. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n. 2, p, 105-116, 2012.
MARTINELLI, M. A Cartografia Escolar na abordagem temática da geografia. Boletim de Geografia, v. 19, n. 2, p. 7-42, 2001.
PCN’S. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação: Brasília, 1998.
SANTOS, R. L.; CARDOSO, D. L.; BARBOSA, R. S. Princípios Básicos de Cartografia Escolar no Ensino Fundamental: teoria e prática. Revista de Ensino de Geografia, v. 5, n. 8, p. 20-42, 2014.
SEEMANN, J. Subvertendo a cartografia escolar no Brasil. Revista Geografares, n.12 , p. 138-174, 2012.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. (org.) A Geografia na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Daniel dos Reis Cavalcante, Frederico de Holanda Bastos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.
SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.