POLÍTICA NACIONAL DEL LIBRO DE TEXTO Y LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA: UNA VISIÓN SOBRE LA EDUCACIÓN CIUDADANA
DOI:
10.46551/rvg26752395202210523Palabras clave:
política de libros de texto. Enseñanza de la geografía. ciudadanía.Resumen
No presente artigo tem-se como objetivo propor reflexões no sentido de identificar de que forma os livros didáticos, no contexto atual, a partir das dinâmicas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), tem contribuído ao ensino de Geografia no sentido da formação para a cidadania. Para tanto, alguns aspectos dos editais mais recentes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2020, PNLD 2021, PNLD 2023) são analisados afim de perceber quais considerações abarcam a perspectiva da cidadania e que possam contribuir ao ensino escolar de Geografia. Além disso, alguns aspectos referentes ao conteúdo, aspectos metodológicos, qualidade gráfica, de atividades e textos complementares são consideradas, pois compreende-se que são essenciais no processo educativo e para o processo de formação para a cidadania.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Básica. Edital de Convocação nº 01/2021 – CGPLI. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas, Literárias e Pedagógicas para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, PNLD 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Básica. Edital de Convocação nº 03/2019 – CGPLI. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas, Literárias e Recursos Digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, PNLD 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Básica. Edital de Convocação 01/2018 – CGPLI. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas e Literárias para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, PNLD 2020.
CALLAI, Helena C. O livro didático no contexto dos processos de avaliação. OKARA: Geografia em debate, v.10, n. 2, p. 273-290, 2016.
COPATTI, Carina. Livro didático de geografia: da produção ao uso em sala de aula. Élisée, Rev. Geo. UEG – Porangatu, v.6, n.2, p.74-93, jul./dez. 2017.
COSTELLA, Roselane Zordan. Nas entrelinhas do Livro Didático: a voz e a visibilidade do aluno. In: TONINI, Ivaine Maria; GOULART, Ligia Beatriz; SANTANA FILHO, Manoel Martins de; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; COSTELLA, Roselane Zordan (Org.). O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 177-190.
GONÇALVES, Paulo Celso Costa. Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil. [Tese]. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Minas Gerais, 2017.
PINSKY, Jaime. PINSKY, Carla Bassanezi. História da cidadania. (orgs.). 6 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
SANTANA FILHO, Manoel Martins de. Sobre o Livro Didático de Geografia e os dilemas na prática docente. In: TONINI, Ivaine Maria; GOULART, Ligia Beatriz; SANTANA FILHO, Manoel Martins de; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; COSTELLA, Roselane Zordan (Org.). O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 239-258.
SANTOS, Leonardo Pinto dos. Uma viagem geográfica pela Literatura: uma experiência com um clube do livro na Geografia Escolar. In: Revista Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 14, n. 1, p. 98-110, jan-jun. 2018. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/31135>. Acesso em: 23 de jul. 2018.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. A avaliação de livros didáticos no Brasil – por quê? In: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (Org.). Livros didáticos de História e Geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. p. 15-25.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Carina Copatti, Leonardo Pinto dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.
SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.