POLÍTICA NACIONAL DEL LIBRO DE TEXTO Y LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA: UNA VISIÓN SOBRE LA EDUCACIÓN CIUDADANA

Autores/as

DOI:

10.46551/rvg26752395202210523

Palabras clave:

política de libros de texto. Enseñanza de la geografía. ciudadanía.

Resumen

No presente artigo tem-se como objetivo propor reflexões no sentido de identificar de que forma os livros didáticos, no contexto atual, a partir das dinâmicas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), tem contribuído ao ensino de Geografia no sentido da formação para a cidadania. Para tanto, alguns aspectos dos editais mais recentes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2020, PNLD 2021, PNLD 2023) são analisados afim de perceber quais considerações abarcam a perspectiva da cidadania e que possam contribuir ao ensino escolar de Geografia. Além disso, alguns aspectos referentes ao conteúdo, aspectos metodológicos, qualidade gráfica, de atividades e textos complementares são consideradas, pois compreende-se que são essenciais no processo educativo e para o processo de formação para a cidadania.

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Biografía del autor/a

Carina Copatti, Universidade Federal do Espiríto Santo

Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUI). Pós-doutora em Políticas Educacionais (UFFS). Licenciada em Geografia e Mestra em Educação (UPF). Professora Adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade (UFES, Campus Goiabeiras).

Leonardo Pinto dos Santos, Universidade Federal do Pará

Atualmente é Professor da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira, onde coordena o Laboratório de Práticas de Ensino de Geografia (LabPrat) e o Curso de Especialização em Práticas de Ensino de Geografia e Estudos Amazônicos (CEPEGEA). Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico (2013) e Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com ênfase na linha de pesquisa Ensino de Geografia. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Foi avaliador no PNLD 2017 Geografia Anos Finais, PNLD 2018 Geografia Ensino Médio, PNLD 2019 Projetos Integradores, PNLD 2019 Atualização BNCC Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, PNLD 2020 Projetos Integradores, PNLD 2021 Projetos Integradores e Projeto de vida e PNLD 2021 área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Livro Didático, Epistemologia Genética, Espaço Mentalmente Projetado, Autonarrativas e Formação Docente. Vinculado ao projeto de pesquisa Perfil do profissional docente que atua no componente curricular de Geografia nas escolas públicas da educação básica de Porto Alegre desenvolvido na UFRGS.

Citas

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Publicado

2022-02-21

Cómo citar

Copatti, C., & Pinto dos Santos, L. (2022). POLÍTICA NACIONAL DEL LIBRO DE TEXTO Y LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA: UNA VISIÓN SOBRE LA EDUCACIÓN CIUDADANA. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(01), 05–23. https://doi.org/10.46551/rvg26752395202210523