El estudio de la ciudad y urbanización Brasileña para la enseñanza de la Geografía en los primeros años.

Autores/as

DOI:

10.46551/rvg2675239520222288300

Palabras clave:

Ensino decolonial, Geografia escolar, Urbanização

Resumen

O presente artigo é aparato didático para a compreensão da historiografia da cidade, uma vez que dá foco à realidade brasileira a qual reflete as relações de outros países inseridos na América do Sul e ressalta a importância da educação geográfica no Ensino Fundamental II, por entender que a incorporação de tais temáticas, nas discussões em aula, é essencial. Salienta-se que é preciso compreender as contradições brasileiras e evidenciar as heterogeneidades da urbanização sul-americana, em face à concentração demográfica nas regiões urbanas, pois esta realidade comum aos municípios brasileiros figura a necessidade de entender a cidade e os processos que determinam as relações sociais nesse espaço.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natalia Guimarães Ventura, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Licenciatura em Geografia – UECE - Professora voluntária no projeto Integração pela Prefeitura de Fortaleza.

Ingrid Ribeiro Olanda Bonifácio, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Geografia – UECE. Professora substituta do Estado do Ceará. 

Frederico de Holanda Bastos , Universidade do Estado do Ceará

Pós-doutor em Geografia Física (Universidade Federal do Ceará/UFC-2016), Doutor em Geografia (UFC-2012) e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC-2005). Concluiu Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos (Universidade Estadual do Ceará/UECE-2005), Licenciatura em Geografia (UECE-2002) e Bacharelado em Geografia (UECE-2000). Atualmente é Professor Adjunto dos Cursos de Graduação em Geografia da UECE, Coordenador/Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo/UECE) e Tutor do Programa de Educação Tutorial PET/MEC - Geografia/UECE. 

Citas

BONIFACIO, Ingrid Ribeiro Olanda; VENTURA, Natália Guimarães ; COSTA, Wericles Moreira da; SANTOS, Camila Dutra dos. Metodologias para o ensino de Geografia: o uso de cartilhas geográficas. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 52616-52620, 2020.

CALLAI, Helena Copetti. A geografia escolar e os conteúdos da Geografia. In: CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional de Geografia: o professor. Coleção: Ciências Sociais. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013, p. 39-59.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo - a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, Vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/agosto de 2005.

CALLAI, Helena Copetti O estudo do município ou a geografia nas séries iniciais. Boletim Gaucho de Geografia, 20: 31-34, dez., 1995. Versão online disponível em: http://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38030/24532

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 11ª ed. São Paulo: Editora Papirus, 2008, p. 87-136;

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1999

ELIAS, Denise. Restruturação produtiva da agropecuária. In: Elias, Denise. Globalização e Agricultura. São Paulo: Edusp, 2003. (p.59-65)

ELIAS, Denise; PEQUENO, Renato, Difusão do agronegócio e novas dinâmicas socioespaciais. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2006.

LIBÂNO, José Carlos. Uma escola para novos tempos. In: Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: MF Livros, 2008. pp. 45-62.

MARICATO, Erminia. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. São Paulo em Perspectiva, 14 (4), São Paulo, 2000.

MENDES, Eluziane Gonzaga. A Geografia escolar: uma breve história. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, número especial (2), p. 02-16, novembro, 2015.

MORAGAS, Rosana Alves Ribas. Concepção de cidade e urbano no ensino de Geografia. Revista Eletrônica de Educação do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Jataí da Universidade Federal de Goiás, Vol. 1, n.2, jan./jul. de 2006.

MUNFORD, Lewis — A cidade na história, Itatiaia, Belo Horizonte, 1965, p. 09-36.

OLIVEIRA, Luis Fernandes. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil, Vol.26, n.01, Belo Horizonte, MG, abr. de 2010. p. 16.

POZO, José del. História da América Latina e do Caribe: Dos processos de independência aos dias atuais/ José del Pozo; tradução Ricardo Rosenbusch. – Petrópolis, RJ, 2009. p. 176-299.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). Colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas, a colonialidade do saber., eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Buenos Aires: 2005.

RODRIGUES LIMA, Hudson. O estudo da paisagem no ensino da geografia: uma proposta de abordagem no ensino fundamental e médio. Olhares & Trilhas, v. 2, n. 1, 18 ago. 2009.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo; HUCITEC Ltda., 1993.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 3ª edição. São Paulo: HUCITEC, 1986.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Editora Nobel, 1987. p.11.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2000.

SOUZA NETO, Manoel Fernandes. Aula de geografia e algumas crônicas. 2° ed. Campina Grande: Bagagem, 2018.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.

VENTURA, Wagner Maycron. Dor Linda: Da Pretagogia ao Paragandinkra – Encruzilhando Cosmossensações com Conhecimentos Didáticos Afrorreferenciados. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. p.35.

Publicado

2022-10-31

Cómo citar

Ventura, N. G., Bonifácio, I. R. O., & Bastos , F. de H. (2022). El estudio de la ciudad y urbanización Brasileña para la enseñanza de la Geografía en los primeros años. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 4(02), 288–300. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520222288300