As metodologias ativas e suas aplicações no curso de Geografia da UEMA no biênio de 2020 - 2021
DOI:
10.46551/rvg267523952022222236Palabras clave:
Metodologias ativas, Aplicações, GeografiaResumen
A pesquisa tem como objetivos analisar a utilização de metodologias ativas e seus recursos no processo de ensino-aprendizagem no curso de licenciatura em Geografia no contexto da Pandemia de Covid-19. identificando a utilização desses recursos e metodologias ativas aplicadas durante o ensino remoto, e como foram empregadas as metodologias ativas em tempos de pandemia no curso de Geografia do biênio de 2020-2021. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foram realizados três procedimentos: levantamento bibliográfico, aplicação do questionário no Google Forms, e o terceiro o trabalho de gabinete. Constatou-se que a maioria dos docentes usam metodologias ativas em suas aulas, durante período pandêmico o google meet e teams foram as plataformas mais utilizadas para as aulas remotas; como recurso tecnológico o computador e os aplicativos foram os mais apontados como investimentos no ensino; o maior problema enfrentado no ensino remoto foi a falta ou acesso a conexão de internet. A experiência desse trabalho foi bastante rica por registrar a percepção e vivência dos docentes e provocar uma discussão sobre o uso de metodologias ativas no ensino remoto.
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