As diversas cartografias e suas representações: conflitos territoriais no Norte de Minas Gerais
DOI:
10.46551/rvg2675239520222331338Palabras clave:
Territórios, Conflitos, Representações CartográficasResumen
Apresentamos o curso intitulado“As Diversas Cartografias e Suas Representações: Conflitos Territoriais no Norte de Minas Gerais”, ao 16º Fórum de Ensino, Pequisa, Extensão e Gestão/Unimontes (2022), com a justificativa de ampliar o debate e divulgação da pesquisa . Com base nos conflitos territoriais no Norte de Minas Gerais, as populações originárias (indígenas) bem como as populações quilombolas, as comunidades tradicionais (gerazeiros, caatingueiros, ilheiros, vazanteiros e veredeiros) e assentados de movimentos sociais, reconhecem suas expressões e representações sociais. Ambientalmente, socialmente, politicamente, juridicamente a identidade afirma-se diante de suas representações. Materialmente e imaterialmente a comunicação e a linguagem cartográfica abordam e reconhecem elementos representativos socialmente. O mapeamento dos conflitos são indispensáveis para o desenvolvimento e organização dos processos das relações de territorialidades na região. As populações autocartografam suas realidades com propostas de resoluções e empoderamento socioespacial e sustentável. Como problema, propomos saber se com os usos das diversas cartografias, pode-se minimizar e reconhecer o enfrentamento de conflitos socioespaciais(?). Como objetivo, reconhecer as diversas cartografias e suas representações nos conflitos territoriais no norte de Minas Gerais. A abordagem é acionada e dada em apresentar as representações de automapeamentos e cartografias participativas. Metodologicamente o curso é apresentado com conteúdos teóricos; exemplificações textuais de diversas modalidades cartográficas; prática com mapa mudo e imagens de paisagens; debate e referêncais bibliográficas. O resultado do curso teve abrangência de superação além do contexto geográfico, pois diretamente atingiu acadêmicos dos cursos de Ciências Sociais/Antropologia, Direito, Geografia e Matemática.
Descargas
Citas
ACSELRAD, Henri. (Orgs.) Cartografias Sociais e Territórios. Rio de Janeiro: IPPUER/UFRJ, 2008.
ACSELRAD, Henri. (Orgs.) Cartografia social e dinâmicas territoriais: marcos para o debate. Rio de Janeiro: IPPUER/UFRJ, 2010.
BARTHES, Roland. Elementos de Semiologia. 19ª Ed. São Paulo: Cultrix, 2014.
JOLIVEAU, Thierry. O lugar do mapa nas abordagens participativas. In: ACSELRAD, Henri. (Orgs.) Cartografias Sociais e Territórios. Rio de Janeiro: IPPUER/UFRJ, 2008. p. 45-70.
HARLEY, « Mapas, saber e poder », Confins [Online], 5 | 2009, posto online em 24 avril 2009. Disponível em: URL: http://confins.revues.org/index5724.html
LIMA, Elias Lopes de. Encruzilhadas geográficas: notas sobre a compreensão do sujeito na teoria social crítica. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2014.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da Justiça. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.
SERPA, Angelo. Por uma Geografia dos Espaços Vividos: Geografia e Fenomenologia. São Paulo: Contexto, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cássio Alexandre Silva, Uakyrê Pankararu Braz, Joyce Nayara Wanderley Correia, Karine Siqueira Camilo Silva, Wesley Martins de Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.
SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.