A reescrita da História, a valorização do negro e a atualização das relações ancestrais no Norte de Minas

Autores/as

Palabras clave:

Direitos emergentes, Quilombos, Comunidades negras rurais, Brejos dos Crioulos, Território

Resumen

A reescrita da História, a valorização do negro e a atualização das relações ancestrais no Norte de Minas de João Batista de Almeida Costa. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Batista de Almeida Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

Membro do Conselho Editorial da REVISTA VERDE GRANDE. Doutor em Antropologia pela UNB - Universidade de Brasília. Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Social da UNIMONTES  Universidade Estadual de Montes Claros. Professor-pesquisador da UNIMONTES e da FUNORTE - Faculdades Unidas do Norte de Minas.

Citas

AGUIAR, Cynara Silde Mesquita Veloso de . Coronelismo em São João da Ponte (1946-1996). Montes Claros: Editora da Unimontes, 2002.

ARRUTI, João Maurício Andion . A emergência dos remanescentes.; Notas para o diálogo entre indígenas e quilombolas. In Mana 3(2):7-38, 1997.

BANDEIRA, Lourdes . Território negro em espaço branco. São Paulo: Brasiliense; Brasília: CNPq, 1988.

BORJAS, Manuel Chavez . Comunidade de memoria. Memoria metafórica de una localidad en el sertão brasileño. Brasília: Departamento de Antropologia/UnB, 1995. Tese de Doutoramento.

CEDEFES. Comunidade Brejo dos Crioulos demonstra resistência histórica e luta por seus direitos.. In. Quilombos Gerais, Ano I (4), Mar/Abr 2004, pp. 1. Centro de Documentação Elói Ferreira da Silva.

COSTA, João Batista de Almeida . Do tempo da fartura dos crioulos ao tempo de penúria dos morenos. Identidade através de rito em Brejo dos Crioulos (MG). Brasília: Departamento de Antropologia da UnB, 1999. Dissertação de Mestrado.Brejo dos Crioulos e a Sociedade Negra da Jaíba:novas categorias sociais e a visibilização do invisível na Sociedade Brasileira. In Pós . Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Ano V, 2001, pp 99-122.

Saber-se quilombola, ser quilombola: o enredamento de Brejo dos Crioulos (MG) nas tramas do aparelhamento estatal. Florianópolis: IV Reunião de Antropologia do Mercosul, GT1 Laudos Antropológicos, 2003, (mimeo).

COSTA, J. B. de A., Patrício, C. e Brito, V. E. de . Negros de Maravilha: abandonados e esquecidos, agora lembrados. Diagn óstico cultural, sócio-econômico e político. Montes Claros: FUNORTE, 2004 (no prelo).

COSTA SILVA, René Marc . Por onde o Povo Anda... A Construção da Identidade Quilombola dos Negros de Rio das Rãs. Brasília: Departamento de História, 1998. Tese de Doutoramento.

FAGUNDES, Giselle e MARTINS, Nahílson . Capítulos Sertanejos. Montes Claros: Vereda Viva, 2003.

GARCIA JR. A. e GRYNSZPAN,M. As Veredas da Questão Agrária e Enigmas do Grande Sertão. In

MICELI, S. (org.) . O que Ler na Ciência Social Brasileira, 1970-2002. São Paulo: ANPOCS, Sumaré: Brasília: CAPES, 2002, pp. 312-348.

GOMES, Flávio dos Santos. Quilombos do Rio de Janeiro no século XIX. In REIS, J.J. e GOMES, F. dos S. (orgs) Liberdade por um fio. História dos Quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, pp. 263- 290.

GUIMARÃES ROSA, João. Grande Sertão: Veredas. 30 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

HOBSBAWN, Eric, RANGER, Terence (orgs.) A Invenção das Tradições. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

MAURÍCIO, João Valle. Caminhos do Boi III. In Janelas do Sobrado. Memórias. Montes Claros: Arapuim, 1995.

NEVES, Antonino da Silva. Chorografia do Municí- pio de Boa Vista do Tremendal. Estado de Minas Gerais. In Revista do Arquivo Público Mineiro, Anno XIII. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1908, pp. 219-239.

O´DWYER, Eliane Cantarino. Remanescentes de quilombos na fronteira amazônica: A etnicidade como bandeira de luta pela terra. In Reforma Agrária. Revista da Associação Brasileira de Reforma Agrária, 3 (23), Set/Dez, 1993.

OLIVEIRA, João Pacheco . Uma Etnologia dos índios misturados´? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. In Mana 4 (1): 47-77, 1998. PRICE, Richard. Palmares como poderia ter sido. In Reis, J.J. e Gomes, F. S. (orgs.) Liberdade por um fio. História dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. A Formação e o Sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SCHWARZ, Roberto. Ao Vencedor as Batatas: Forma Literária e Processo Social nos Inícios do Romance Brasileiro. São Paulo: Duas Cidades, 1977.

SILVA BENTO, Maria Aparecida. Branqueamento e branquitude no Brasil. In Carone, I. e Silva Bento,M.A. Psicologia Social do Racismo. Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002, pp. 25-58.

TAUNAY, Affonso de Escragnolle. História Geral das Bandeiras Paulistas. São Paulo: Imprensa Oficial, 1948, 11 volumes.

Publicado

2005-12-31

Cómo citar

Costa, J. B. de A. (2005). A reescrita da História, a valorização do negro e a atualização das relações ancestrais no Norte de Minas. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 1(2), 12–27. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/5869