Residência Pedagógica, subprojeto Geografia, da Unimontes e a promoção da formação docente

Autores/as

DOI:

10.46551/rvg2675239520231144161

Palabras clave:

Geografia, Formação Docente, Residência Pedagógica

Resumen

El presente trabajo buscó investigar la contribución del Programa de Residencia Pedagógica (PRP), subproyecto Geografía (Sede), de la Universidad Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), para la formación de nuevos profesores. Como metodología se utilizó: revisión bibliográfica y aplicación de cuestionarios a los sujetos de la investigación en el año 2022. El PRP promueve el trípode: enseñanza, investigación y extensión y contribuye a la formación de la identidad de los profesores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Ines Fernandes dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Geografia na linha de Pesquisa de Produção dos Espaços Urbanos e Rurais pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2023 - 2025). Graduada em Geografia pela UNIMONTES (2018-2022). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid (2018-2020) como também do Programa Residência Pedagógica - RP/UNIMONTES (2020-2022). Foi estagiária universitária no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial/PPGDEE (2021-2022).

Dulce Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia na linha de pesquisa Ensino, Métodos e Técnicas em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia(2012), graduada em Geografia (1992), Especialização em Geografia Regional do Brasil e de Minas Gerais (1997) e Mestrado em Desenvolvimento Social (2007), pela Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Ensino da Geografia, Geografia Urbana, Educação. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Espaço Urbano e Educação, Educação Superior e Desenvolvimento. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia na Perspectiva do Ser Humano Integral-GPEGPSHI, e Grupo de Pesquisa Espaços de Educação e Espiritualidade - GPEEE, com base no Laboratório de Geografia e Educação Popular - LAGEPOP. Bolsista CAPES/RP - Coordenadora Institucional. 

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - com Estágio Docente na instituição).  Bolsista CAPES/RP - Docente Orientador.

Citas

ANDES. Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior. Proposta do ANDES-SN para a Universidade Brasileira, n° 2, 3ª ed. Brasília/DF, 2003.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://bit.ly/2x9BRkB. Acesso em: 16 nov. de 2021.

_______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 02 dez. 2021.

_______. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.166 p.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1998. 156 p.

_______. Fórum de PróReitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Universidade Federal de Minas Gerais - PROEX, 2017.

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. 2018. Disponível em: http://bit.ly/33xjxwD. Acesso em: 16 set. de 2021.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

_____________. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Editora Papirus. São Paulo. 2010.

FRANÇA, I.C S.; SOARES, B. R de. Rede urbana regional, cidades médias e centralidades. Estudo de Montes Claros e dos Centros Emergentes de Pirapora, Junaúba e Januária no Norte de Minas Gerais. In: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), v. 14, n. 2, p. 169-185, 2013.

GIANSANTI, Roberto. Atividades para aulas de geografia: Ensino fundamental, 6 ao 9 ano. 1. ed. São Paulo: Nova Esperial, 2009.

GONÇALVES, N. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio. In: Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1229 - 1256, set./dez. 2015.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) Contínua. Agência IBGE Notícias. 2019. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/14-04-2021-13-19-segundo-ibge-43-milhoes-de-estudantes-brasileiros-entraram-na-pandemia-sem-acesso-a-internet. Acesso em: 31 out. 2021.

MOITA, F. M. G. S.; DE ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. In.: Revista brasileira de educação, v.14, n.41, pp. 269-393, 2002.

NUNES, L.; VILARINHO, L. Avaliação da aprendizagem no ensino online. Em busca de novas práticas. In.: M. Silva; E. S. (Orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, p.68‐78, 2006.

PONTUSCHKA, N.; PAGANELLI, T. I.; HANGLEI, H. C.. Para ensinar e aprender Geografia. Editora Cortez. São Paulo. 2009.

RAYS, O. A. Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade. In.: Revista Cadernos de Educação Especial, n. 21, 2003, pp. 71- 85.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2017.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. In.: Revista brasileira de educação, v. 13, p. 545-554, 2008.

VIDAL, V. C. C.; ALVES, R de C. Programas e Projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes): contribuições do PIBID, RP e NAP na formação inicial docente. In.: Revista Intercâmbio - vol. XVII, pp. 001-17, 2020.

Publicado

2023-05-11

Cómo citar

dos Santos, M. I. F., Pereira dos Santos, D., & Alves, R. de C. (2023). Residência Pedagógica, subprojeto Geografia, da Unimontes e a promoção da formação docente. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 5(01), 144–161. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520231144161

Artículos más leídos del mismo autor/a