Análise de acessibilidade e proposta de solução otimizada para a localização das escolas públicas municipais na cidade de Montes Claros – MG
DOI:
10.46551/rvg2675239520232531561Palabras clave:
Optimización de ubicación, Sistemas de Información Geográfica, Montes Claros-MGResumen
A urbanização acelerada das cidades brasileiras impôs desafios para organização do espaço urbano, a exemplo da composição de diretrizes para localização de escolas públicas. Sem critérios, sobretudo, de acessibilidade, tem-se como resultado longos trajetos residência-escola. Este trabalho objetiva propor uma localização otimizada para as escolas públicas municipais da cidade de Montes Claros - MG, utilizando a ferramenta facility location do TransCAD. Para tanto, cria-se uma matriz de distância entre 131.864 pontos (domicílios) que compõem a análise e é indicado quais dessas localizações apresentam capacidade de minimizar a distância de caminhada em relação aos demais domicílios restantes, com base na malha viária urbana. Previamente, analisa-se a acessibilidade dos moradores e delimitam-se regiões a partir de indicadores, função da distância de caminhada aluno-escola, utilizando a função Service Area do ArcGIS. Constata-se que há desequilíbrios espaciais na distribuição das escolas municipais em Montes Claros - MG, com destaque para a região noroeste que apresenta escassez de escolas de educação infantil. A distância de caminhada residência-escola para os moradores da maior parte da cidade é superior a 1.000 m. A proposta apresenta considerável melhoria na acessibilidade dos moradores. Diante disso, a pesquisa apresenta fundamentos que corroboram para a redução do trajeto aluno-escola.
Descargas
Citas
ABNT. NBR 9050. Norma Brasileira de Acessibilidade de Pessoa Portadora de Deficiência à Edificações, Espaço Mobiliário e Equipamento Urbano. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Norma Técnica.
BATISTA, G.; ORTH, D.; BORTOLUZZI, S. Geoprocessamento para determinação de acessibilidade aos equipamentos educacionais como ferramenta de apoio ao Estudo de Impacto de Vizinhança: estudo de caso na Planície do Campeche. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 15. 2011, Florianópolis, SC. Anais... Florianópolis, SC, 2011.
BARCELOS, F. B.; PIZZOLATO, N. D.; LORENA, L. A. N. Localização de Escola de Ensino Fundamental com Modelo Capacitado e Não-Capacitado: Caso de Vitória/E. Pesquisa Operacional, v. 24, n. 1, p. 133-149, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/. Acesso em: 05 jun. 2021.
BRASIL. Lei n° 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 jan. 2001 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 13 nov. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil, Subchefia para Assunto Jurídico. Lei n. 6.766 de 1979. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/lei/l6766.htm. Acesso em: 08 maio 2020.
BRAU, L.; MERCE, M.; TARRAGO, M. Manual de urbanismo. Barcelona: LEUMT, 1980.
BRUNO, G.; GENOVEE, A.; PICCOLO, C; and STERLE, C. A Location Model for the Reorganization of a School System: The Italian Case Study. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 108, p. 96-105, 8 Jan. 2014.
CAMPO FILHO, C. M. Cidade brasileira: eu controlo ou caso: o que os cidadãos devem fazer para a humanização da cidade no Brasil. 3.ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999.143p.
FERRARI, R. Viagem ao IG: Planejamento Estratégico, Viabilização, Implantação e Gerenciamento de Sistema de Informação Geográfica. 1° ed. Curitiba: Sagres Editora, 1997.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar. Acesso em: 18 fev. 2021.
LEFEBVRE, Henri. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Humanitas, 2002.
LORENA, L. A. N.; ENNE, E. L. F.; PAIVA, J. A. C.; PEREIRA, M. A. Integração de modelos de localização de Sistema de Informações Geográficas. Gestão e Produção, v.8, n.2, p.180-195, 2001.
MALLER, R. GANDOLPHO. Localização de escola de Ensino Fundamental: caso de Itaipava/RJ. Revista de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis - REUCP, Petrópolis, v. 8, n° 2, p. 108-123, 2014. Disponível em: https://seer.ucp.br/seer/index.php?journal=REVCEC&page=article&op=view&path%5B%5D=529. Acesso em: jun. 2021.
MAPA, S. M. S.; LIMA, R. S. Uso combinado de sistema de informações geográficas para transportes e programação linear inteira mista em problema de localização de instalações. Gestão & Produção, v. 19, n. 1, p.119-136, 2012.
MENEZES, R. C. O uso do SIG – Sistema de Informação Geográfico – para o apoio à decisão no planejamento da localização da Escola Municipais em Guaratiba, Rio de Janeiro. 2010. 117 f. Dissertação (Metrado em Engenharia de Produção) - Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
MENEZES, R. F.; and PIZZOLATO, N. D. Locating public schools in fast expanding areas: application of the capacitated p-median and maximal covering location models. Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 301-317, 2014.
MORAES, F. A.; GOUDARD, B.; OLIVEIRA, R. Reflexões sobre a cidade, seus equipamentos urbanos e a influência destes na qualidade de vida da população. Revista Internacional Interdisciplinar INTHERthesis, v. 5, n. 2, 2008.
NDIAYE, F.; NDIAYE, B.; LY, I. Application of the p-Median Problem in School Allocation. American Journal of Operations Research, Vol. 2 No. 2, 2012, p. 253-259.
NDULUMBA, A. M. L. Modelação Espacial para Determinação da Localização Ótima de Escola Itinerantes. Caso de Estudo: Populações em Transumância no Município dos Gambos, Província Huíla em Angola. 2018. 111f. Dissertação. (Mestrado) - Faculdade de Ciências Sociais e Humana, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 2018.
PIZZOLATO, N. D.; BARROS, A. G.; BARCELOS, F. B.; CANEN, A. G. Localização de escolas públicas: síntese de alguma linha de experiência no Brasil. Pesquisa. Operacional, v. 24, n. 1, p. 111-131, 2004.
SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. 176p.
SILVA, S. A. DA; KONRATH, A. C.; BORNIA, A. C. Otimização utilizando a heurística da p-mediana para identificar locais para instalação de instituto federais no estado de Santa Catarina. Exacta, v. 19, n. 1, p. 150–165, 25 mar. 2021.
TEIXEIRA, A. Educação é um direito 4. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
TEIXEIRA, J. C.; ANTUNES, A. P. A. Hierarchical location model for public facility planning. European Journal of Operational Research, v. 185, p. 92–104, 2008.
TEIXEIRA, J.; ANTUNES, A.; PEETERS, D. An optimization-based study on the redeployment of a secondary school network, Environment and Planning B: Urban Analystics and City Science., v. 34, n. 2, p. 296-315, Apr. 2007.
TORRES, H. G. Demografia urbana e políticas sociais. Revista Brasileira de Estudo de População, v. 23, n. 1, p. 27- 42, 2006.
TORRES, H. G. Informação demográfica e política pública na escala regional e local. In: "Reunión de expertos sobre población y desarrollo local". Santiago, Chile: Celade/Cepal, 2005.
VILLAÇA, Flavio. Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil. Processo de Urbanização no Brasil. São Paulo: EdUSP, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Rodrigo Marques do Nascimento, Narciso Ferreira dos Santos Neto, Daniel Coelho de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.
SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.