Aprendendo Geografia brincando: jogos didáticos como aliados no ambiente escolar da rede estadual de Mato Grosso do Sul
DOI:
10.46551/rvg2675239520232562592Palabras clave:
Jogos didáticos, Geografia Escolar, Criatividade, Ludicidade, Educação BásicaResumen
Os jogos didáticos ganharam relevância nos últimos anos, por meio de pesquisas acerca de seu uso em diversas disciplinas da Educação Básica, pois é a partir desses jogos que há um maior envolvimento dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, ao utilizar a criatividade e a ludicidade em seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo analisar o uso de jogos didáticos, mais especificamente, nos conteúdos de Geografia escolar do Ensino Fundamental II de três escolas públicas estaduais de Campo Grande-MS. Sobre as etapas da pesquisa metodológica, a primeira é composta por levantamento histórico e bibliográfico acerca da ludicidade no ensino, por meio de jogos didáticos. Na segunda etapa desenvolvemos a pesquisa documental e de campo, junto às escolas estaduais que estão situadas em três regiões urbanas, de acordo com a regionalização estabelecida pelos Sistema Municipal de Indicadores de Campo Grande (Sisgran), em que realizamos observações e coletamos informação disponíveis no site da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS). Já na terceira e última parte da pesquisa compartilhamos, com os docentes, dois jogos didáticos para serem utilizados em suas aulas com os estudantes.
Descargas
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental. Documento homologado pela Portaria nº 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, p. 146. Brasília, 21 de dezembro de 2017.
BRASIL. Mapa Do Ensino Superior no Semesp. São Paulo: Semesp, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB p.135, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasileira: MEC/SEF, 1998.
BREDA, T. V. Jogando com a geografia: possibilidades para um ensino divertido. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 55-63, 2018.
BREDA, T. V. Por que eu tenho que trabalhar lateralidade?: reflexões sobre a cartografia escolar brasileira. Boletim Campineiro De Geografia, v. 9, p. 247-262, 2019.
BREDA, T.; PICANÇO, J. O uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem na geografia escolar. Anais do Encontro de geógrafos da América Latina-EGAL, 2013.
BRITOL, D. G. A trajetória da natureza na geografia escolar brasileira: permanências e mudanças. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 24, p. 16, 2020.
CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, 2003. p. 35-48.
CASTELLAR, S. M. V. Cartografia Escolar e o Pensamento Espacial Fortalecendo o Conhecimento Geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 207-232, 2017.
CASTELLAR, S. M. V. Para uma Educação Geográfica significativa: um estudo de caso na cidade de São Paulo. Revista Geográfica de América Central, v. 2, p. 1-25, 2011.
CASTELLAR, S. M. V.; MORAES, J. V.; SACRAMENTO, A. C. R. Jogos e resolução de problemas para o entendimento do espaço geográfico no ensino de Geografia. Educação geográfica: reflexão e prática, 2011.
CASTELLAR, S. M. V.; MUNHOZ, G. B. Cartografia escolar e objetos de aprendizagem. Colóquio de cartografia para crianças e escolares. Anais. Vitória, 2011. p. 366-398.
CAVALCANTI, L. S. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do I seminário nacional: currículo em movimento–Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, p. 1-16, 2010.
COPATTI, C. O ensino da Geografia na contemporaneidade e a prática docente para o despertar da criatividade. Revista Espaço e Geografia, v. 20, n. 1, 2017.
CRAIDE, S. Pesquisa mostra queda no interesse por cursos de licenciatura. 2017. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-11/pesquisa-mostra-queda-no-interesse-por-cursos-de-licenciatura. Acesso em: 20 mar. 2023.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.
IBGE. Cidades e Estados. 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ms/campo-grande.html. Acesso em: 25 ago. 2022.
JUMANJI. Direção de Joe Johnston. TriStar Pictures, Interscope Communications, 1995. Baseado em Jumanji, um livro infantil de 1982 escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Perspectiva. Florianópolis, UFSC/CED, NUP, v. 12, n. 22, p. 105-128, 1994.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto nº 10.709, de 16 de dezembro de 2021. Dispõe sobre a matriz curricular sobre a carga horária Ensino Fundamental. 2021. Disponível em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO10710_17_12_2021. Acesso em: 10 set. 2022.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino. Projeto Político Pedagógico. 2018a.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Escola Estadual Professora Élia França Cardoso. Projeto Político Pedagógico. 2018b.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria Estadual de Educação. Referencial Curricular da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, Ensino Médio. Campo Grande: 2018b.
PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. Congresso Nacional de Educação, 2009. p. 3182-3190.
PIFFERO, E.; SOARES, R.; COELHO, C.; ROEHRS, R. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Revista Ensino & Pesquisa, v. 18, n. 2, p. 48-63, 2020.
RIBEIRO, E. Processos Criativos em Geografia: Metodologia e Avaliação para a Sala de Aula em Instalações Geográficas. Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
RIBEIRO, F. G. D. B. A nova geografia militar: logística, estratégia e inteligência. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
SANTOS, S. C. et al. O ensino de Geografia e a utilização do quebra-cabeça no aprendizado da organização espacial brasileira. Geographia Opportuno Tempore, v. 8, n. 2, p. 54-68, 2022.
SOUZA, C. et al. As principais correntes do pensamento geográfico: uma breve discussão da categoria de análise de lugar. Enciclopédia biosfera, v. 5, n. 7, 2009.
VYGOTSKY, L. A imaginação e a arte na infância. Rio de Janeiro: Relógio d’água Editores, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ewerton da Silva Marques, Ana Paula Camilo Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.
SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.