GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DESTAQUE NO ENSINO DE CLIMA NO 6º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JAIR DE OLIVEIRA EM MONTES CLAROS-MG

Autores/as

DOI:

10.46551/rvg26752395201923049

Resumen

Este artigo trata da Geografia Física no Ensino Fundamental enfatizando o ensino de Clima no 6º ano. A Geografia Física é o ramo de estudo responsável por explicar todos os processos vinculados aos fenômenos naturais, abordando conteúdos amplos, extensos e que necessitam de muita atenção por parte do docente e dos discentes. Dessa forma, torna-se necessário que o professor trabalhe o conteúdo “clima” buscando novos recursos e novas metodologias. O presente trabalho tem como objetivo analisar os limites e possibilidades do ensino de climatologia no 6º ano da Escola Municipal Jair de Oliveira em Montes Claros – MG. A metodologia utilizada constituiu-se de levantamento bibliográfico do ensino da Geografia, realização de uma oficina com os estudantes do 6º ano na escola e, por fim, realizamos uma visita a campo na estação meteorológica da Universidade Estadual de Montes Claros. Detectamos que, na escola pesquisada, em relação ao ensino da Geografia Física, ações ainda podem ser feitas, principalmente no que se refere à atitude de aliar teoria à prática no estudo do clima.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dulce Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia – UFU. Professora do Curso de Geografia – Universidade Estadual de Montes Claros.

Flávia Patrícia Moraes Costa, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Professora de Geografia - SEE-MG. 

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

Pereira dos Santos, D., & Patrícia Moraes Costa, F. (2019). GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DESTAQUE NO ENSINO DE CLIMA NO 6º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JAIR DE OLIVEIRA EM MONTES CLAROS-MG. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 1(02), 30–49. https://doi.org/10.46551/rvg26752395201923049