Educação Inclusiva: Análise do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros
DOI:
10.46551/rvg2675239520242240255Palabras clave:
Educação Inclusiva, Currículo, Geografia, UnimontesResumen
O objetivo deste trabalho é analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros, com foco na Educação Inclusiva. Para isso, utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica sobre temas relacionados à Educação Inclusiva e à Formação de Professores, além da análise do PPC do curso de Geografia da Unimontes. Observou-se que apenas uma disciplina aborda explicitamente a Educação Inclusiva, que é Libras. Portanto, é evidente que o PPC precisa ser revisado, com ênfase na inclusão de mais disciplinas ou tópicos específicos que abordem de maneira objetiva e crítica a Educação Inclusiva. Isso é essencial para formar professores comprometidos com uma responsabilidade socioeducacional, respeitando os direitos humanos e promovendo a inclusão escolar.
Descargas
Citas
ANDRADE, Simone Girardi. Ação docente, formação continuada e inclusão escolar. Porto Alegre: UFRGS, 2005.
BATISTA, Thatiane Marques; LOPES, Rayssa Cyntia Baracho. A importância do professor na Educação Inclusiva. Revista Faculdade Famen, v. 2, n. 3, p. 91-103, 2021.
BRAGANÇA, Maria das Graças Viana; DE OLIVEIRA, Zélia Maria Freire. Educação inclusiva: significado e realidade. Linhas críticas, v. 11, n. 21, p. 217-288, 2005.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
______. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2. ed. Brasília, DF: Corde, 1997.
______. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, MEC, 2009.
______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial. PNEE. Brasília; MEC, 2020.
DOMANOVSKI, Marilene; MEYER, Vassão Adriane. A importância das libras para inclusão escolar do surdo. Cadernos PDE do Estado no Paraná, v. 1, p. 1-16, 2016.
DUEK, Viviane Preichardt. Professores diante da inclusão: Superando desafios. Londrina: UEL, 2007.
GABATZ, Celso. Diversidade cultural e religiosa e os desafios para uma educação inclusiva. In: Congresso Internacional das Faculdades EST, 3, 2016, São Leopoldo. Anais [...]. São Leopoldo: EST, 2012. p. 50-63. Disponível em: <http://anais.est.edu.br/index.php/congresso/>. Acesso em: 20 mar. 2024.
MACHADO, Rosângela. Educação especial na escola inclusiva: políticas, paradigmas e Práticas. São Paulo: Cortez, 2009.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
OLIVEIRA, Márcia Denise.; PORTO, Marcelo Duarte. Educação Inclusiva: concepções e práticas nas perspectivas de professores. Brasília: Aplicada, 2010.
PEREIRA, Osmar Roberto. Alunos surdos, Intérpretes de libras e professores: Atores em contato na universidade. Cadernos de Educação, v. 12, n. 24, p. 73-96, 2013.
PIMENTEL, Susana Couto. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; FILHO, Teófilo Alves Galvão. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador, EDUFBA, 2012. p. 139-155.
RAMOS, Ana Carolina; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. O ensino de geografia na perspectiva da educação inclusiva. Geosaberes - Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 8, n. 15, p. 120-130, 2017.
RODRIGUES, Roberta Karoline; CIA, Fabiana. As relações do professor de salas de recursos multifuncionais pré-escolar: a escola, o professor da classe comum e as instituições especializadas. Práxis Educacional, v. 10, n. 16, p. 81-103, 2014.
RODRIGUES, João Batista. Racismo e evasão escolar. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Sociais). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014.
UNIMONTES. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Montes Claros, Minas Gerais, 2019.
VITALINO, Célia Regina. Formação de professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Londrina: Eduel, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gabriel Valério de Souza Santos, Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Dulce Pereira dos Santos, Rahyan de Carvalho Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales.
SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.