A linguagem fotográfica no Ensino Fundamental II em Geografia: uma sequência didática para o estudo da cidade
DOI:
10.46551/rvg2675239520212173199Palavras-chave:
Ensino de Geografia, fotografia, cidadeResumo
Este artigo é derivado de uma dissertação e de um produto educativo que considera a Fotografia como uma linguagem para o ensino/aprendizagem da temática cidade no Ensino Fundamental de Geografia. O objetivo de tal proposta é ensinar Geografia considerando a experiência dos alunos que habitam a cidade de Macaíba/RN atravéss da produção de narrativas fotográficas, reaproximando o sujeito do seu cotidiano, seus lugares e espaços vividos. O estudo realizado propôs a criação de interfaces no campo do Ensino de Geografia entre Linguagens e Artes, Ciência e práticas escolares, além da valorização de vivências, estabelecendo um diálogo permanente com o método fenomenológico, em busca por acessar a ideia de geograficidade e experiência espacial. Autores como Ítalo Calvino (1972), James Hillman (1993), Cazetta e Oliveira (2013), Callai (2005), Cavalcanti (2002; 2013) Dantas (2011), Dardel (2011), Fernandez (2008; 2013), Larrosa (2017) e ainda o filósofo Roland Barthes (1984), possibilitaram delimitar os caminhos que fundamentam o percurso da pesquisa. Como produto educativo a ser aplicado e como metodologia qualitativa a ser experimentada de modo a compreender as experiências espaciais na cidade, propõe-se a criação de uma Sequência Didática, que articula o conteúdo cidade com uma proposta de investigação caminhante e fotografante.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BRASIL. Brasil. Ministério da Educação. PNLD. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld439702797/12391-pnld>. Acesso em: 05 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAZETTA, Valéria e OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de (orgs.). Grafias do Espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. São Paulo: Alínea, 2013.
DANTAS, Eugênia Maria. Geografizar a cidade olhando fotografias. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p.91-100, 24 set. 2011. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2059/1826>. Acesso em: 20 jan. 2018.
DARDEL Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Perspectiva. São Paulo, 2015.
FERNANDEZ, Pablo Sebastian Moreira. Narrativas urbanas de um caminhante. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
HILLMAN, James. Cidade e Alma. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 19, p. 20-28, jan. 2002. Tradução de João Wanderley Geraldi. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2018.
MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (Org.). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.
OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de. Fotografias, geografias e escola. Signos Geográficos: Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, Goiânia, v. 1, p. 1-15, nov. 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de; SOARES, Elaine dos Santos. Entrevista com o Prof. Dr. José Eustáquio de Sene: Fotografias e(m) livros didáticos de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 3, n. 6, p. 192-225, dez. 2013.
OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de; SOARES, Elaine dos Santos. Entrevista com o Prof. Dr. José Eustáquio de Sene: Fotografias e(m) livros didáticos de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 3, n. 6, p. 192-225, dez. 2013.
PICCOLI, Ana Paula; CRUZ, Isabela. Geografia 6° ano. 2. Ed. Fortaleza, 2020.
PICCOLI, Ana Paula; CRUZ, Isabela. Geografia 7° ano. 2. Ed. Fortaleza, 2020.
SILVA, Marina Coelho Rosa. O Caminhar como forma de produzir Cartografias: outras imagens do centro de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
SOARES, Elaine dos Santos. Devires imaginativos de fotografias didáticas. 2012. 162 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Departamento de Geografia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
SOLNIT, Rebecca. A história do caminhar. São Paulo: Martins Fontes - Selo Martins, 2016. Tradução de Maria do Carmo Zanini.
TUAN, Yi-fu. Espaço e Lugar: A perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983. Tradução de Lívia de Oliveira.
VIEIRA, Tuca. Paraisópolis. 2004. Disponível em: https://www.tucavieira.com.br/paraisopolis. Acesso em: 16 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Devid Hallyson da Silva Nascimento, Pablo Sebastian Moreira Fernandez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.