Ensino superior e desenvolvimento urbano da cidade de Montes Claros/MG

Autores

DOI:

10.46551/rvg2675239520231161185

Palavras-chave:

Ensino Superior, Desenvolvimento Urbano, Montes Claros

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na promoção do desenvolvimento urbano de cidade de Montes Claros/MG. Para tal, foi utilizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, classificada quantos aos objetivos em descritiva, quanto aos  meios, um estudo de caso, quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental. Os dados foram coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior (E-MEC). A partir das análises realizadas foi possível inferir que as IES e os respectivos cursos superiores em funcionamento de Montes Claros/MG influenciaram e continuam influenciando o desenvolvimento econômico, social e, principalmente o urbano da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder de Souza Beirão, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros. Pesquisador do Citadino - Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas - Unimontes.

Anne Marielle Castro de Carvalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestra e Doutoranda em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Gislene Quaresma Oliva, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestra e Doutoranda em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros  Professora SEE-MG e Pesquisadora do NEPRA- Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários-Unimontes. 

Referências

AGIER, Michel. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo: Terceiro Nome, 2011.

BAHAMÓN, Pilar Cristina Céspedes; COSTA, Sandra Maria Fonseca da; OLIVEIRA, José Oswaldo Soares de. O papel da universidade na construção do espaço urbano. XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. São José dos Campos/SP: Univap, 2011. Disponível em: <https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0636_0228_01.pdf>. Acesso em: 26 de setembro de 2022.

BAUMGARTNER, Wendel Henrique. Dinâmicas urbanas e regionais em cidades médias após a instalação de universidades públicas. In: XII Seminário da Rede Iberoamericana de Pesquisadores sobre Globalização e Território, 2012, Belo Horizonte. Anais do XII Seminário da RII, 2012. v. 1. p. 1-16.

BAUMGARTNER, Wendel Henrique. Universidades públicas como agentes de desenvolvimento urbano e regional de cidades médias e pequenas: uma discussão teórica, metodológica e empírica. GeoTextos, v. 11, n. 1, p. 91-111, julho 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Diário Oficial da União, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 11 de janeiro de 2022.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A prática espacial como segregação e o direito à cidade como horizonte utópico. In: VASCONCELOS, Pedro de Almeida; CORREA, Roberto Lobato; PINTAUDI, Silvana Maria. A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013. p. 95-110.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: Vol I. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

DAVIS, Mike. Planeta de Favelas: a involução urbana e o proletariado informal. In: SADER, Emir (Org.). Contragolpes: seleção de artigos da New Left Review. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 191-218.

DRUMOND, Geraldo Eustáquio Andrade; ALMEIDA, Nágila. Montes Claros: Potencialidades. Montes Claros: Unimontes, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros, 2008.

FRANÇA, Iara Soares de. A cidade média e suas centralidades: o exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. 2007. 252 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. Disponível em: <http://www.ppgeo.ig.ufu.br/node/73#:~:text=Montes%20Claros%20%C3%A9%20consider ada%20a,necessidade%20de%20atendimento%20de%20demandas> Acesso em: 15 de setembro de 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 51. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2015.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

HARVEY, David. Breve historia del neoliberalismo. Madrid/Espanha: Akal Ediciones, 2007.

HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

LEFEBVRE, Henri. A cidade do capital. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008a.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2008b.

LEITE, Romana de Fátima Cordeiro. Norte de Minas e Montes Claros: o significado do ensino superior na (re)configuração da rede urbana regional. 2003. 192f. Dissertação (mestrado em Geografia) Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. UFU, 2003.

LIPMAN, Pauline. A Educação e o Direito à Cidade: a intersecção de políticas urbanas, educação e pobreza. In: APPLE, Michael; BALL, Stephen; GANDIN, Luís Armando. Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 268-279.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOURA. Daiana Malheiros de. Políticas Públicas Educacionais PROUNI e FIES: democratização do acesso ao ensino superior. In: XI Seminário Internacional de Demandas sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea VII Mostra de trabalhos científicos jurídicos. Santa Cruz do Sul/RS: UNISC, 2014. Disponível em: <http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/viewFile/11804/1647>. Acesso em: 06 do outubro de 2022.

NEVES, Jeciane Almeida; MARCELO, Valter Luiz dos Santos. O serviço de educação e a dinâmica urbano e regional de Caetité-BA. V Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia. Anais do V Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia. Ilhéus/BA: UESC, 2016. Disponível em: <http://anais.uesb.br/index.php/ascmpa/article/view/5558>. Acesso em: 17 de setembro de 2022.

OLIVEIRA, José Eustáquio. Eletrificação rural como propulsora do desenvolvimento econômico de Montes Claros. 1991. 32 f. Monografia (Bacharel em Ciências Econômicas) – Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 1991.

OLIVEIRA JR., Antônio de. A universidade como polo de desenvolvimento local e regional. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 24, número especial 1, 2014. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2014v24nespp1

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES HUMANAS. Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Nova Iorque: ONU, 1966. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/textos/tratado06.htm>. Acesso em 05 de novembro de 2022.

SANTOS JUNIOR, Orlando Alves et al. (Orgs.). Políticas públicas e direito à cidade: programa interdisciplinar de formação de agentes. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017. Disponível em: <https://observatoriodasmetropoles.net.br/arquivos/biblioteca/abook_file/caderno_direitocida de_2017.pdf>. Acesso em: 25 de setembro de 2022.

SAULE JÚNIOR, Nelson. O direito à cidade como centro da nova agenda urbana. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, v. 15, p. 73-76, jul.-dez. 2016.

SILVEIRA, Yvonne; COLARES, Zezé. Montes Claros de ontem e hoje. Montes Claros/MG: Academia Montesclarense de Letras, 1995.

SOUZA, Christian Yago Vieira de. Expansão do Ensino Superior e dinâmicas espaciais urbanas: o caso de Montes Claros/MG. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2018. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1rhgiJYHb5B8js_5hwejt0ezamnmtJt3z/view>. Acesso em: 18 de setembro de 2022.

SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Histórico da Unimontes. Montes Claros: Unimontes, 2022. Disponível em: <http://www.unimontes.br/index.php/institucional/historico-da-unimontes> Acesso em: 11 de junho de 2012.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Souza Beirão, Éder de, Castro de Carvalho, A. M., & Quaresma Oliva, G. (2023). Ensino superior e desenvolvimento urbano da cidade de Montes Claros/MG. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 5(01), 162–185. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520231161185