Cartografia escolar e a alfabetização cartográfica: concepções para o Ensino de Geografia
DOI:
10.46551/rvg2675239520231128143Palavras-chave:
Geografia, Cartografia Escolar, Alfabetização Cartográfica., Linguagem cartográficaResumo
O presente trabalho surge no contexto dos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão de Alfabetização Geográfica (ALFAGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO/UECE) a fim de contribuir com o desenvolvimento teórico através do levantamento bibliográfico dos (as) autores (as) que abordam sobre o tema apresentado. No texto, será tratado o histórico da cartografia no ensino geográfico brasileiro, o mapa como ferramenta técnica, metodológica e de linguagem para aprender Geografia, além do processo de alfabetização cartográfica como metodologia primordial ao ensino e aprendizagem da cartografia escolar. Essa pesquisa foi elaborada através do levantamento bibliográfico de obras que discutem a cartografia escolar no contexto da alfabetização cartográfica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rosângela Doin. DO DESENHO AO MAPA: Iniciação cartográfica na escola. - 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
BOLIGIAN, Levon. ALMEIDA, Rosângela Doin. A CARTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS NO PERÍODO DE 1824 A 1936 E A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL. Novos Rumos da Cartografia Escolar: Currículo, Linguagem e Tecnologia/organização Rosângela Doin de Almeida. -1. ed., 1ª reimpressão - São Paulo: Contexto, 2022.
CASTELLAR, Sônia Vanzella. A CARTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CONTEXTO ESCOLAR. Novos Rumos da Cartografia Escolar: Currículo, Linguagem e Tecnologia/organização Rosângela Doin de Almeida. -1. ed., 1ª reimpressão - São Paulo: Contexto, 2022.
FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1992.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
LACOSTE, Y. A geografia: isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988.
LUQUET, J. Le dessin enfantin. Paris: Félix Alcan, 1935
MARTINELLI, M. Curso de cartografia temática. São Paulo: Contexto, 1991.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In- Cartografia escolar / Rosângela Doin de Almeida (Organizadora). - 2.ed., 4ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2021.
PAGANELLI, Tomoko Lyda. Para construção do espaço geográfico da criança. In- Cartografia escolar / Rosângela Doin de Almeida (Organizadora). - 2.ed., 4ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2021.
PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização Cartográfica e a aprendizagem de geografia. - 1. ed. Cortez, 2012.
PIAGET, J. INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
ROSA, Odelfa. Os caminhos da alfabetização cartográfica. Espaço & Geografia, Vol.13, N°1 (2010), 119:147.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Allanis Silva, Danisléo Alves, Rodrigo Caetano, Sulivan Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.