Teoria e Prática: Reflexões sobre o Ensino de Geografia no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Campo Grande
DOI:
10.46551/rvg2675239520242655674Palavras-chave:
Pedagogia, Geografia, Práticas PedagógicasResumo
Neste artigo realizamos uma análise sobre a proposta curricular das disciplinas voltadas para o ensino de Geografia no projeto pedagógico do curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Campo Grande. O objetivo é identificar as principais características e diretrizes dessa área de ensino no curso mencionado. No texto, exploramos diversas perspectivas teórico-prático relacionadas ao ensino de Geografia, destacando autores como Milton Santos no contexto das mudanças sociais e transformações da sociedade, ampliando as reflexões sobre o ensino de Geografia. Além disso, destacamos o ensino da cartografia e sua importância significativa da aprendizagem dos estudantes. Assim, temos como premissa enfatizar que o pedagogo precisa do conhecimento teórico para integrar a prática, a qual é determinante na aprendizagem dos estudantes. Tal reflexão proporciona analisarmos os conhecimentos que o profissional, por meio das disciplinas propostas voltadas para o ensino de Geografia, pode adquirir. Assim, constatamos que o delineamento curricular das disciplinas voltadas para o ensino de Geografia nos processos de formação de pedagogos pode não refletir necessariamente uma compreensão mais aprofundada, especialmente em relação às práticas pedagógicas, o que pode implicar na sociedade atual, e na sociedade que queremos.
Downloads
Referências
ARROYO, Maria Mônica. A trama de um pensamento complexo: espaço banal, lugar e cotidiano. In: CARLOS, Ana Fani (Org.). Ensaios de geografia contemporânea – Milton Santos: obra revisitada. SP: Hucitec, 1996. p.55-62.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf . Acesso em: 17 julho. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília: CNE, 2009.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1& pagina=8&totalArquivos=72.
BRASIL, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Núcleo de Tecnologia da Informação. O curso de Pedagogia. 2019. Disponível em: https://www.uems.br/cursos/graduacao/pedagogia-licenciatura-campo-grande.Acesso em: 19 julh. 2023.
BUITONI, Marisia Margarida Santiago. Geografia: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 22) BUITONI, MMS. (Org.). Coleção Explorando o Ensino - Geografia. 1ed.Brasília-DF: MEC/SEB, 2010
CALLAI, Helena Copetti. O estudo do município ou a geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, Antonio. et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRG/AGB-Seção Porto Alegre, 1999, p.75-80.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: Anais do Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais, I. Belo Horizonte: SeNa, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
KUENZER, Acácia. Zeneida; RODRIGUES, Marli Fátima Rodrigues. As Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia: uma expressão da epistemologia da prática. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 35-62, 2007. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/download/1474/1119>. Acesso em: 20 julh. 2023.
MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org.). Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, 2006, p. 75-100.
MARX, Karl. Prefácio à “contribuição à Crítica de Economia Política”. In: MARX, K. e ENGELS, F. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, s/d. p. 301.
MARX, Karl. O Manifesto do Partido comunista. São Paulo: Global, 1987.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. Temas básicos da educação e ensino. http://www.angelfire.com/ak2/jamalves/Abordagem.html. Acessado em 15 de julh de 2023.
NOVAES, Ínia Franco de. A geografia nas séries iniciais do ensino fundamental: desafios da e para a formação docente. 2006. 221 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 34. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras aproximações. 9. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2005.
SANTOS, Milton. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método, Boletim Paulista de geografia. nº 54, 1977.
SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2004.
SILVA, Fabiany Cássia Tavares. Estudos Comparados como método de pesquisa: a escrita de uma história curricular por documentos curriculares. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, p. 209-224, jan.-mar. 2016.
SOKOLOWSKI, Maria Teresa. História do Curso de Pedagogia no Brasil. Revista Comunicações, v. 20, p. 81-97, 2013
VERDUM, Priscila. de Lima. Prática Pedagógica: o que é? O que envolve?. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 91–105, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/14376. Acesso em: 03 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joice Vareuro da Costa Brites, Ana Paula Camilo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.