Ensino de Geografia e a questão agrária brasileira: uma aproximação a partir da música regional

Autores

DOI:

10.46551/rvg26752395220241415439

Palavras-chave:

Educação Básica, Planejamento do Professor, Geografia Agrária

Resumo

O artigo analisou cinco canções da música regional brasileira que abordam a Questão agrária, destacando seu potencial para o ensino de geografia. Esse gênero musical possui um forte conteúdo regional, expressando a dinâmica de transformação de modos de vida e coletividades rurais presentes no campo brasileiro. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo como instrumento, com o objetivo de compreender os significados mais profundos presentes nas canções escolhidas. Esses conteúdos selecionados podem entrar no planejamento docente como subsídio a sua prática em sala de aula. Foram selecionadas cinco canções da música regional brasileira que tinham como temática a Questão agrária, sem consideração alguma com os aspectos técnicos de cada canção. A partir da análise das letras desdobramos os temas da Questão Agrária conforme eles eram abordados no contexto de cada região. O uso da música regional no ensino de geografia proporciona uma maior compreensão da Questão agrária, uma vez que permite observar essa problemática no contexto das especificidades de cada região, permitindo aos educandos uma visão mais próxima da realidade agrária nacional.

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Biografia do Autor

José Antônio Guilherme Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Geografia (UFPA) e Professor IFPA – Campus Marabá Industrial.

Mateus Monteiro Lobato, Universidade Federal do Pará

Doutor em Geografia (UNESP), professor da UFPA- Campus Altamira.

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Publicado

2024-05-04

Como Citar

Guilherme Junior, J. A., & Lobato, M. M. (2024). Ensino de Geografia e a questão agrária brasileira: uma aproximação a partir da música regional. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 6(01), 415–439. https://doi.org/10.46551/rvg26752395220241415439